domingo, 8 de novembro de 2020

 NOVO VELHO TEMPO DAS ESQUERDA

O discurso nascido com Marc e Engels plantou a ideia de que o mundo é dividido entre opressor e oprimido. O opressor é o capitalista que juntou capital, e o usa para explorar o pobre do trabalhador. É pecado grave a acumulação de capital, a herança e o investimento. O Estado substitui o papel do capitalista malvado. O que seguiu na prática foi a imposição na base da força e de ditaduras. Também houve a criação de uma elite que é a  dirigente, conhecida na antiga URSS como a Nomeklatura. Ela não tem patrimônio  mas o usa com exclusividade AD ETERNUM. A sequência foi o nascimento de uma nova teoria criada por um cidadão chamado Gramsci. A novel ideia substitui a imposição pela força pelo convencimento das classes trabalhadores, via sindicatos de classe, e os estudantes.

 A semeadura deste tipo de ideologia nos países miseráveis é muito fácil. A maioria é proletária, não tendo patrimônio ou capital a perder. Entrar em divisão quando nada se tem é sempre bom. O sonho da Internacional Socialista é arrebanhar países meca do capitalismo com os EUA. Acontece que o país do Tio Sam é detentor uma classe alta poderosa, e uma  média muito importante. Como penetrar neste verdadeiro escudo? Trabalhar na imprensa, nos movimentos sociais e nos estudantes. Estas três classes não têm qualquer compromisso com a economia, daí ser campo mais fértil. Como não há partido político a defender a causa, a solução está em ocupar espaço dentro de um partido de direita, e  aos poucos mudar o seu objeto.

A candidatura de Biden está forte exatamente nessa ideia. Ele recebeu o apoio da imprensa internacional de esquerda, que é a grande maioria. Espero que as instituições americanas – que são fortes – resistam a essa investida.

Aposto que Biden não termina o mandato. Há grande chance de ser substituído pela vice. Se isso vai ser bom ou ruim, não tenho a mínima ideia.

 

 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS