terça-feira, 27 de agosto de 2019

MARX, DÁ PARA ACREDITAR NELE?

Karl Marx escreveu o Capital, um calhamaço de 5 volumes, onde desenvolve toda a sua teoria sobre economia. Basicamente ataca o capitalismo, pregando o socialismo para chegar ao auge que seria o comunismo.
Marx nunca trabalhou, pelo menos no que conhecemos como trabalho, vivendo às custas de sua esposa, que vinha de família de posses, e de alguma ajuda de seu ideólogo e mentor Engels, com o qual fez dupla no Manifest Der Kommunistischen Partei.
Como alguém que está em penúria financeira, não conseguindo nem prover seu próprio sustento, tem ideia para reformar, ordenar e disciplinar a macro economia?
Certamente não tinha tranquilidade e, sobretudo, neutralidade para pregar formas de aplicar os conceitos econômicos.
A verdade é que a esquerda não liga para isso, pois os conceitos marxistas são dogma de fé para eles, logo não carecem ser submetidos a um mínimo de crítica.
Pior ainda é que a grande maioria, para não exagerar dizendo que são todos, nunca leram uma linha sequer da mais famosa obra de Marx.
Fazendo uma comparação: seria a mesma coisa que um desempregado fazer um tratado sobre como arrumar emprego.
Por outro lado, as pessoas que pensam terem os comunistas reais aplicados as ideias de Marx estão redondamente enganadas, e ouso dizer que hoje Karl não seria marxista.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS