sexta-feira, 11 de maio de 2012

CONHECIMENTO É PRECISO

Não exijo que todos tenham cultura, haja vista, que ela é resultante do acúmulo de longa formação intelectual, com acesso a fontes que no mais das vezes estão longe das pessoas. Prego, no entanto, que as pessoas consigam ter conhecimento da história humana; do comportamento; alguma noções básicas da filosofia, e dos principais filósofos; algum conhecimento de geografia; noções de economia; alguns fundamentos de política. Acho que não é exigir muito, para termos uma pessoa razoavelmente informada.
Para tal mister, bastam as leituras diárias de jornais e demais periódicos que estão ao alcance de qualquer pessoa. Também o interesse em ler os livros básicos da literatura nacional e universal. Não precisa ser um rato de biblioteca, mas que tenha uma boa noção de prioridades em matéria de leitura.
O certo é que as pessoas não leem mais nem os livros fundamentais afetos às suas áreas de militância profissional. Alunos de direito que desconhecem as noções básicas e a história do Direito Romano. É questão de interesse.Não consigo imaginar uma aluno de economia que não saiba quem foi Adam Smith ou Ricardo.
Sem falar é claro da última flor do Lácio, inculta e bela, como diria Bilac, que é assassinada  a todo momento. Claro que é uma língua difícil, a qual pode nos cobrar a qualquer momento, e por distração escorregarmos, mas falo das noções mais elementares que são esquecidas ou mesmo completamente  desprezadas.
Quem foge deste novel comportamento relaxado é tido como um estranho ou mesmo um chato. Infelizmente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS