segunda-feira, 14 de maio de 2012

REGISTOS E NONOSCADAS


Não raro, as pessoas mais simples, e especialmente idosas, pronunciam palavras que a nós soam como se fossem erradas.
Muitas dessas palavras, na verdade, pertencem a um português antigo, ou até mesmo à língua de Camões ainda usada em Portugal.
Minha querida vó Maria – que faria 99 anos ontem – se não tivesse falecido há algum tempo, costuma se referir aos registos, no lugar dos nossos registros. Eu creditava a pouca cultura dela, mas fui descobrir que em Portugal se usa ainda registo, e que, portanto, nada há de errado de usar o vocábulo assim por aqui.
Outra palavra do mesmo tipo é nonoscada, que ela nomeava o que chamamos de noz moscada. Pois em Portugal se usa a expressão, o que se pode ver nas receitas.
Assim,  que é bom a gente ir buscar as origens das palavras antes de criticar as pessoas de mais idade. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS