As viagens nos deixam muitas lembranças de lugares marcantes, outros nem tanto. Alguns lugares nos criam expectativas que “in loco” não se confirmam. Não é o caso da visita ao maior edifício de New York City. Falo do Empire State Building, o qual retomou o grau de maior edifício da “Big Apple” após a queda dos edifícios que formavam o World Trade Center.
Trata-se de um prédio com 102 andares, no estilo Art Deco. O edifício foi concluído em 1931, e de lá para cá tem atraído milhares de turistas diariamente, pois é aberto à visitação, sendo que a sua administração cobra vinte e dois dólares o ingresso, e acesso ao observatório no 86º andar, de onde se tem a melhor visão possível da NYC.
Lourdes, mais eu, chegamos pela manhã, pois é o melhor turno para conhecer o prédio. O dia estava com um Céu de Brigadeiro, ou seja, sem muitas nuvens, próprio, portanto, para se ter uma visão geral da cidade.
Após pagar o ingresso, entramos numa grande fila para acessar os elevadores, os quais sobem em poucos segundos até o 86º andar. Em lá chegando, ficamos admirando a paisagem em volta, e principalmente observando a grande diferença de altura entre o ESB e os demais prédios. A gente olhava um prédio anão lá embaixo, e depois concluía que o nanico na verdade tinha 50 andares.
Para efeitos de comparação, o maior prédio de Porto Alegre ainda é o Edifício Santa Cruz, no número 1234 da Rua dos Andradas, com os seus 35 andares, quase um terço do Empire.
Sem dúvida, para quem vai a New York, a visita é obrigatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário