quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CASTELO BRANCO E DESTERRO

Os vereadores de Porto Alegre tem muito trabalho. Mesmo assim, se dedicam muito a nomear e trocar nomes de ruas, sob os mais diversos motivos.
Nesta semana, foi discutido na Câmara a alteração do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Legalidade. O motivo seria que o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o primeiro presidente militar, após o chamado golpe.

Não vou discutir ideologia, pois seria perda de tempo, pois existem radicais do lado de lá e também do lado de cá, logo não há ponto de convergência possível. O que realmente me posta contra é o fato de o nome da avenida ser histórico, e em sendo assim, é bobagem alterá-lo.

Vou usar apenas um argumento: a capital dos catarinenses, Florianópolis, tem o seu nome formado por Floriano e pólis, o primeiro o nome do segundo presidente da república brasileira, o chamado Marechal de Ferro, que na verdade foi o segundo ditador por estas plagas tupiniquins, e segundo nada mais do que cidade. Ora, o nome então é cidade do Floriano.

Será que face a ter o nome de um ditador na sua capital, os catarinenses vão mudar o nome da cidade? O nome antigo era Desterro.

Acho melhor os edis porto-alegrenses darem umas voltas na cidade e arrumar o que fazer.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS