Há alguns anos, quando algumas coisas ruins andaram acontecendo com os meus afetos, li um livro de nome POR QUE AS COISAS RUINS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS ( Harold Kushner- Círculo do Livro). Ele buscava explicar este fato de pessoas justas serem atingidas por doenças graves.
O fato é que a gente vai vivendo e vão passando casos que não se explicam sob o ponto de vista de justiça. É claro que a natureza não liga muito para estes nossos conceitos do justo e do injusto, pois se tal não fosse por que uma criança com pouco tempo de vida teria um câncer, por exemplo?
Mas o que me deixa muito triste - e por que não dizer intrigado - é com o fato de as doenças mais cruéis não atacarem políticos safados. Pelo contrário, eles tendem a ter uma vida longa e tranquila. Ao contrário, gente boa como José de Alencar amarga um câncer que o maltrata durante anos; Tancredo Neves é acometido de uma doença nos intestinos que o mata às vésperas de assumir a presidência da república nos atirando nos braços de Sarney.
Será que a solução é ser um malvado para ter longa vida, e escapar de doenças como o câncer?
Talvez a explicação seja que toda a doença tem como origem alguma coisa psiquica, ou seja, a pessoa vai formando em sua mete e depois a passa para o somático. Já o sem-vergonha não forma culpa, mata a mãe e vai ao cinema, logo temores não lhe assaltam; logo não somatiza coisa alguma.
Os espíritas justificam com vidas passadas; os religiosos em geral com a vida após a morte; já os ateus não se preocupam com isso acham a coisa mais natural.
Temo pensar a vida como uma grande bola de loteria, a pescar os escolhidos pela má sorte.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2011
(261)
-
▼
dezembro
(12)
- DÁ UM DINHEIRO AI
- A BARBADA
- ELEVARAM O NÍVEL DO MAR
- NATAL
- SANTOS VERSUS BARCELONA
- JOÃOSINHO TRINTA
- PRIVATIZAÇÕES? SÓ AS NOSSAS.
- CASTELO BRANCO E DESTERRO
- MAIS ANDRÉ DE CASTRO
- POR QUE AS COISAS RUINS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS
- FUTEBOL UMA VÁLVULA DE ESCAPE À AGRESSIVIDADE: UMA...
- PORTO ALEGRE OU PORTO TRISTE
-
▼
dezembro
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário