segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

POR QUE AS COISAS RUINS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS

Há alguns anos, quando algumas coisas ruins andaram acontecendo com os meus afetos, li um livro de nome POR QUE AS COISAS RUINS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS ( Harold Kushner- Círculo do Livro). Ele buscava explicar este fato de pessoas justas serem atingidas por doenças graves.
O fato é que a gente vai vivendo e vão passando casos que não se explicam sob o ponto de vista de justiça. É claro que a natureza não liga muito para estes nossos conceitos do justo e do injusto, pois se tal não fosse por que uma criança com pouco tempo de vida teria um câncer, por exemplo?
Mas o que me deixa muito triste - e por que não dizer intrigado - é com o fato de as doenças mais cruéis não atacarem políticos safados. Pelo contrário,  eles tendem a ter uma vida longa e tranquila. Ao contrário, gente boa como José de Alencar amarga um câncer que o maltrata durante anos; Tancredo Neves é acometido de uma doença nos intestinos que o mata às vésperas de assumir a presidência da república nos atirando nos braços de Sarney.
Será que a solução é ser um malvado para ter longa vida, e escapar de doenças como o câncer?
Talvez a explicação seja que toda a doença tem como origem alguma coisa psiquica, ou seja, a pessoa vai formando em sua mete e depois a passa para o somático. Já o sem-vergonha não forma culpa, mata a mãe e vai ao cinema, logo temores não lhe assaltam; logo não somatiza coisa alguma.
Os espíritas justificam com vidas passadas; os religiosos em geral com a vida após a morte; já os ateus não se preocupam com isso acham a coisa mais natural.
Temo pensar a vida como uma grande bola de loteria, a pescar os escolhidos pela má sorte.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS