domingo, 4 de dezembro de 2011

FUTEBOL UMA VÁLVULA DE ESCAPE À AGRESSIVIDADE: UMA PENA.

Terminou o campeonato nacional, neste dia 04.12.2011. O campeonato foi ganho pelo Corinthians. O Internacional se classificou para a Taça Libertadores da América e o Grêmio ficou com uma das vagas da Sul Americana. Acho que ficou bem, pois o Grêmio não soube montar um time à altura de buscar coisa melhor.
Como não sou comentarista esportivo, pelo contrário sou um crítico deles, na verdade, quero é fazer alguns comentários sobre a forma que as pessoas tem de comentar futebol em sites sociais, como os são Facebook, Orkut e outros. Neles as postagens são muitos agressivas. As pessoas não querem simplesmente louvar os feitos de seu time, mas desprestigiar os adversários, não raro, magoam as pessoas que leem, e as fazem repensar o modelo que tem daquela pessoa em seu banco de memória.
Pessoas dóceis no seu viver diário, com boa convivência se postam agressivas, debochadas, fugindo da irreverência e entrando no mundo da mera grossura.
Procuro não replicar pois estaria aumentando o atrito, preferido simplesmente desconhecer, mas a verdade é que fico chateado, haja vista que penso ser o campo esportivo uma coisa tão bonita que deveria servir para aproximar as pessoas e não para apartá-las. lLembrei da primeira vez que fomos a um jogo no Maracana, creio que em 1979, ou proximidades. Era um jogo entre o Flamengo e o Vasco da Gama. O jogo terminou de noite. Saímos já de noite do estádio. Entramos num ônibus lotado de torcedores de ambas as torcidas. Todos falavam do jogo animadamente incluindo os flamenguistas que tinham perdido de 4x2. Não vimos qualquer agressão mas simples bate-papo sobre o jogo. Os flamenguistas eram mais gargantas,mesmo com a derrota. Nunca me esqueci daquela viagem e daquele bom exemplo.
Não sei se no Rio de Janeiro ainda é assim, mas sei que por aqui se algo impossível.
Meu pai conta que nos anos 50 e início dos anos 60 quando ele ia aos grenais, as torcidas sentavam juntas, misturadas, cada um, obviamente, torcendo para as suas cores, mas não havia qualquer agressão.
É uma pena, pois tudo isso afasta as pessoas do futebol.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS