quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PORTO ALEGRE OU PORTO TRISTE

O que temos feito de importante nesta cidade de Porto Alegre nos últimos cinquenta anos? Vou citar algumas coisas - raras - que efetivamente mudaram a forma da cidade. A implantação efetiva do Parque Marinha do Brasil e seus anexos foi importante. O Túnel da Conceição foi uma obra de porte. O alargamento de algumas avenidas contribuiu com alguma coisa.
Por outro lado,  temos grandes fiascos, tais como a 3a. Perimetral. Foi vendida a ideia de uma grande via, cortando a cidade de norte a sul. O que foi feito. Um alargamento da avenida, e só. Deixaram um corredor de ônibus, onde passa um coletivo a cada quinze minutos, utilizando duas pistas, que ficam ociosas a maior parte do tempo, enquanto os engarrafamentos nas outras remanescentes são cada vez mais permanentes. Os túneis ou passagens de níveis em avenidas importantes como a Bento Gonçalves não foram feitos.
A prefeitura deixou fios de alta tensão pendurados em postes, o que não se vê em países civilizados.
A grande maioria das cidades brasileiras que contêm litoral ou margens de rios, construíram nelas grandes avenidas que embelezaram a área urbana e facilitaram sobremodo a circulação de veículos e pessoas.
Pois em Porto Alegre tal não acontece, e pelo andar das coisas nunca acontecerá. Grande parte da beira rio é ocupada por casas particulares, o que torna impossível a abertura de tais vias.
Áreas nobres da cidade - que são as resultantes de aterros sobre o rio  - foram doadas a clubes, os quais bem que poderiam ter recebido áreas em locais menos centrais. Que nada receberam de graça.
Escolas de Samba construíram prédios horrorosos nos aterros da beira rio, não se sabe por qualquer motivo, exceto a demagogia.
Enquanto isso projetos importantes como utilização racional dos antigos armazéns do cais não conseguem sair do papel. O gaúcho não suporta alguém ganhando dinheiro, então tem a preocupação que particulares ocupem a área portuária, e com isto ganhem algum dinheiro. Os sábios não sabem os particulares evidentemente devem ganhar alguma coisa para investir.
O resultado é que entre as três capitais do sul,  quatro das capitais que conheço da região sudeste, e as cinco que conheço do nordeste,  Porto Alegre é em pior estado.
É o Rio Grande que está mal? Não, pois as cidades da Serra estão cada vez melhores.
Estou pessimista: acho que a tendência é piorar.
Sejamos claros: não podia dar certo mesmo, pois nos últimos sessenta anos Porto Alegre somente teve três bons prefeitos: Loureiro da Silva, Guilherme Socias Vilela e João Dib. Os demais somente ficaram como síndicos. Não de condomínio, mas sim de massa falida. Não podia dar certo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS