quinta-feira, 23 de outubro de 2008

UM PRESENTE! QUE PRESENTE?

Receber presentes é bom e fácil. Dar presentes também é fácil e é bom. Sabe o que é mais difícil, mesmo? Compreender a forma com que cada pessoa recebe um presente. Tenho grande dificuldade com isto.
Sei, aliás já estou cansado de saber, que cada pessoa é diferente; cada uma tem suas reações que condizem com seus fatores intrínsecos, interiores mesmo, de difícil entendimento, mas, não raro, fico bastante contrariado com reações de indiferença, beirando ao menosprezo.
É claro que conheço o “Nolite mittere margaritas ante porcos.” Não atireis pérolas aos porcos, que são sábias palavras da Bíblia, e cuja interpretação pode ser que não se deve falar alguma coisa diante de um ignorante que ele não tenha conhecimento, ou lhe dar algum coisa preciosa, mas cujo valor ele não possa aquilatar por puro desconhecimento.
Mas dói.
Por outro lado, como é bom dar uma pequena lembrança a alguém que a aprecie. Um gesto largo de boa recepção. Você dá uma camisa, e a pessoa imediatamente a põe. As vezes, por cima da roupa que já estava usando. Num gesto de boa recepção imediata. Você dá um doce, e a pessoa já sai dando mordida no petisco. Ela pode até não estar com vontade de comer, mas o faz para agradar a gente.
Quando você viaja, é evidente que não pode trazer um presente caro para cada afeto seu, por isso, geralmente são pequenas lembranças, guardando algum sinal nome ou marca do local onde você esteve. No presente e no futuro, a pessoa olhando o singelo objeto se lembrará que em estando distante, as vezes milhares de quilômetros, pelo menos num determinado momento você pensou neste seu parente ou amigo contemplado.
Se, contrário senso, o presente é recebido com indiferença lhe causa grande decepção, ou seja frustração completa de expectativa.

Um comentário:

mkops disse...

O que é muiiiiiiiiito chato, é quando mandamos um presente para alguém, através de interposta pessoa ou mesmo pelo correio e nem sequer ficamos sabendo se o presente foi recebido. Isto acontece muito. Além de presentes que busco com todo o carinho, já ajudei pessoas e não tive uma palavra sequer, um gesto que denotasse em algum outro momento uma palavra de simpatia que fosse. Mas....

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS