domingo, 27 de dezembro de 2009

O VERDADEIRO OBAMA

Para a imprensa mundial o grande acontecimento do ano de 2009 foi a posse de Barack Obama como Presidente dos EUA. Trata-se do primeiro presidente negro a tomar posse na Casa Branca. Diziam todos que seria um marco na história mundial e que ele tinha tudo para revolucionar aquele país.
Eu torci contra. Não por qualquer atitude racista, pois, não o sou, o que pode ser atestado por todas as pessoas que me conhecem, em especial por meus amigos negros. Entendia, e entendo ainda que o motivo racial é uma péssima motivação para a eleição de um mandatário de uma nação tão importante quanto os EUA, e entendia que McCain seria melhor para o Brasil, pois os Democratas tendem a ser protecionistas.
Grande parte da imprensa americana, e quase toda a nossa, entende que os Democratas representam a esquerda americana, e que os Republicanos representam a direita, reputando a esta última todos os adjetivos depreciativos que alguém possa imaginar. Os Republicanos são uma turma de malvados, e os Democratas a fina flor da democracia.
A verdade é que os Democratas não são esta esquerda que eles imaginam, e os Republicanos não são os malvados que eles apregoam.
Eu achava, e ainda acho, que a eleição de Barack não representaria nem de perto qualquer revolução no sistema americano, e que ele seria somente mais um presidente como tantos outros.
No entanto, Obama tem surpreendido a mim e a eles, só que em situação inversa. O governo Obama tem me agradado e desagradado a eles.
As comparações de Obama com Lula para mim sempre foram absurdas, pois enquanto o primeiro é um professor com Phd, com cinco livros publicados com grande sucesso, a tal ponto de conseguir se manter somente com as seguidas edições destas suas obras; o segundo se mantém somente à custa de um inegável carisma pessoal, com domínio das massas, à base de grandes investimentos em propaganda e adesão da mídia amiga.
A indignação de Chávez com o Obama é indicativo que a política de Barack está correta, os demais seguidores, como Evo também estão nervosos, o que é muito bom.
Lembrei que um amigo dizia: as instituições americanas são tão fortes, que não interessa quem seja o presidente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS