sábado, 26 de dezembro de 2009

UMA LUZ NO FIM DO TUNEL URUGUAIO

Eu posso estar enganado, mas pela entrevista que vi na televisão do Presidente eleito do uruguai o senhor José Alberto Mujica Cordano – o Pepe - é um sujeito muito do esclarecido, não tem nenhuma semelhança com os outros broncos da América Latina, e muito menos com o Lula Lá.
O discurso dele é muito coerente, parecido com o Presidente anterior, o médico, que era do mesmo partido.
Acho que o Uruguai, assim como o Chile, continuará tendo uma linha independente, mesmo sendo também de esquerda. A presidente do Chile também tem esta linha sem engajamento.
Entre as coisas que eu achei muito inteligente, foi que não tem intenção de competir com o Brasil, pois o Uruguai é muito pequeno, os orientais deve agir em complementação, exatamente onde o nosso pais não atua. Nessa linha, o Uruguai só tem a ganhar, não entrando em choque exatamente onde o Brasil é mais forte.
Disse que o Uruguai não fará indústria automobilistica, por exemplo, pois o consumo é pequeno e não se justifica.
Em resumo, fiquei encantado com o pensamento de Mujica, e estou apostando no sucesso de seu governo, inobstante a eleição ter dividido o Uruguai exatamente ao meio.
Trata-se de mais um esquerda esclarecido, o que é muito bom. Esta nova onda de esquerda com os olhos no futuro, e não com lanterna na popa é muito boa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS