quinta-feira, 17 de julho de 2008

DICAS DO PORTUGUÊS

Não diga “à nível de” use “em nível de” ou “no nível de”.
Afim junto é sinônimo de semelhante.
O verbo agir não tem jota.
As palavras terminadas em “aje” sempre são com jota. Escreva laje e não lage.
Quando digo estou a par, quero dizer estou ciente.
Não diga “asterístico” e sim asterisco.
Bixo com “x” só no vestibular.
Não vá ao “cabeleireiro” e sim ao cabelereiro.
As notas de “cincoenta” são falsas só receba notas com a inscrição CINQÜENTA.
O cardeal Vicente, depois de ouvir o seu cardeal cantar, teve problemas na valva cardial.
Primeiro vou à sessão de cinema, depois volto para a minha seção na Assembléia, onde espero o meu tio para assinar a cessão dos direitos hereditários de minha avó.
Não deixe o “eletrecista” cuidar de sua instalação elétrica, convoque um eletricista.
Sua Eminência esteve na iminência de sofrer um atentado.
Ovos “estalados” são ovos barulhentos, prefira ovos estrelados.
O certo é espontâneo e não expontâneo ou espontânio.
Diga espontaneidade e não “espontaniedade”.
Exceção é com “ç” e excesso é com “ss”.
Fragrante é perfumado; flagrante é o indivíduo que foi surpreendido.
Diga interim e não “ínterim”.
Mau é adjetivo, mal é advérbio. Mau caráter. Mal-educado.
Por que separado e sem acento você utiliza em duas hipóteses: a) quando pode ser substituído por pelo qual ou pela qual; b) nas frases interrogativas.
Por quê separado e com acento se utilizado quando o por que encostar-se ao fim da frase.
Por que junto e com acento quando for substantivo.
Nos outros casos, utilize PORQUE.
Não seja “provalecido” e sim “prevalecido”.
Os santos que começam vogal são SANTOS; os que começam com consoante são SÃO. Exceções: SANTO TIRSO e SANTO CRISTO. Santo Tomé só em espanhol.
Tão pouco dá idéia de quantidade; enquanto tampouco significa também não.
Tráfego é o trânsito, enquanto tráfico é o comércio de drogas.
O verbo viajar é com jota, enquanto o substantivo viagem é com ge.
Ele tem. Eles têm.
Ele detém. Eles detêm.
Item não tem acento. Ítens têm. Cáqui é cor, caqui é fruta.
Fechar é fechado.
Não aponha "rúbrica", utilize tão-somente a sua rubrica.
Gal. é abreviatura de galeria, abreviatura de General é Gen.
Antes de verbo use EU, nos demais casos MIM.
Faz dez anos que nos conhecemos.
Haja vista suas notas.
Houve problemas com os jogadores. Somente utilize haver no plural no sentido de adquirir. Eles houveram o imóvel por preço baixo.
Nosso time ficou mais bem preparado, e não ficou melhor preparado.
Meio dia e meia, ou seja meio dia e mais meia hora.
Eu moro na Rua Engenheiro Tito Marques Fernandes, e não à Rua...

Maioria das dicas baseadas na obra TODO MUNDO TEM DÚVIDA, INCLUSIVE VOCÊ, do querido Prof. ÉDISON DE OLIVEIRA – o falecido “MESTREZÃO”.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS