domingo, 20 de julho de 2008

ENFIM: A SOLUÇÃO, ALELUIA!

Cachorro comedor de ovelha só matando.
Quem não pode com o pote nem pega na rodilha.
São sábios e antigos ditados, sendo o primeiro aqui do sul, e o segundo do norte.
No primeiro, dá a entender que o cachorro que resolve matar uma ovelha para comer jamais perde o hábito, ou seja não tem solução pois continuará a prática, mesmo que advertido ou castigado. Assim sendo, ou você mata o cusco, ou quem sabe manda ele embora. Bem aí ele provavelmente vai matar as ovelhas dos outros.
No segundo, cabe explicar, adrede, o que é rodilha, pois penso que pote todo mundo sabe de que se trata. Pois, rodilha é um trapo enrolado na cabeça, onde se assenta o pote para carregá-lo em longas distâncias. Na verdade, quer dizer que se você não pode carregar o pote para que pegar rodilha? Em suma, não perde o teu tempo.
O que eles têm em comum É fácil: não se desperdiça tempo com o que não tem solução.
Outro ditado muito usado, também com o mesmo sentido é não gastar pólvora em ximango. (Também se pode escrever chimango, pois com esta grafia se usava por aqui para identificar uma linha ideológica). Ximango é uma ave de rapina, muito comum na Argentina, cuja caça é totalmente inútil, pois a carne não serve para nada. Daí gastar pólvora em Ximango significa dar tiro em animal, cuja caça você não terá proveito algum.
Meu colega Dal Mollin costuma dizer um outro ditado que é muito sábio também: o que não tem solução, solucionado está. Ora, você está diante de um problema que não tem solução, está solucionado: não faça nada.
Por que eu lembrei disso agora? Lembrei porque tenho alguns impasses me incomodando há algum tempo, e que cheguei à conclusão que não tem solução. O que faço então?
Ora, se cachorro comedor de ovelha só matando; se não estou a fim de carregar o pote, e não tenho pólvora para jogar fora em ximango, não vou fazer rigorosamente nada, pois solucionado está.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS