domingo, 6 de julho de 2008

O PILA REAL

A trissomia do cromossomo 21, conhecida agora como Síndrome de Down, e mais remotamente por Mongolismo, ainda afeta grande parte da população. Trata-se de um retardo mental leve, quase chegando à normalidade, onde o indivíduo carece de cuidados especiais, mas com boa educação e algum treinamento é capaz de levar uma vida quase que normal.
Renato é portador da Síndrome de Down. Ele anda por Porto Alegre, especialmente nas repartições e bancos da zona central a pedir esmolas.
A estabilidade de moeda brasileira, fez com que ele passasse a pedir um Real, e que ele simplificou chamando de pila. Vocês sabem a moeda pila é a mais estável que existe, pois resistiu ao Mil Réis, ao Cruzeiro, ao Cruzeiro Novo, o Cruzado e Cruzado Novo, e continua vivendo agora com o Real. Então, o Renato chega perto do cliente e pede: - pila, pila...
Daí ele passar a ser conhecido como Pila foi um pulo. Toda a Porto Alegre conhece o Pila. E ele também é portador de uma memória privilegiada, pois ao encontrar alguém conhecido, se abraça nele, e fica repetindo “patrom”. Acho que ele quer chamar o sujeito de patrão.
Um que outro malvado trata o Pila mal, mas isto é a exceção, normalmente ele é muito bem tratado.
Dele se contam inúmeras histórias. Eu tenho algumas.
Numa ele entrou no cartório em que eu trabalho (3ºTabelionato de Notas) e ficou ali junto ao balcão pedindo o seu pila, com uma camiseta do 1º Tabelionato de Notas, ou seja, o concorrente que fica a uma quadra. Fiquei intrigado: onde será que o Pila arranjou a tal camiseta? Perguntei ao meu colega substituto do 1º Tabelionato, e este investigou e descobriu, um de seus funcionários há uns dois anos tinha dado a tal camisa usada para o pila. Como ele não tem qualquer noção deste assunto de concorrência, não teve dúvida e foi para o 3º com a camiseta do 1º. Coisas do Pila.
Honrando o nome pila, o que equivale a um Real, o nosso Pila não aceitava moeda, pois eram todas de valor inferior a unidade monetária o país. Até que lançaram a moeda de um real. Aí nós fazíamos um teste: - Te dou cinco moedas destas aqui (um Real) por estas duas notas de um real aí. Não! Não aceitava a troca que lhe beneficiava, pois na sua imaginação a moeda era subdivisão do real, logo era menor.
Costumo dizer que o maior elogio que o Real, enquanto moeda forte, pode receber é o fato de o Pila passar a aceitar moedas. Hoje ele recebe com maior tranqüilidade. Depois leva em um banco e troca por papel moeda, que continua a ser o seu preferido.
Outro dia tive a prova de que a nossa sociedade brasileira, especialmente a porto-alegrense desceu ao fundo do poço: o Pila foi assaltado. Ou seja, em nossa Mui Leal e Valerosa, já estamos assaltando até mendigo!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS