terça-feira, 29 de julho de 2008

UM GAUCHE NA VIDA

A história sempre foi contada pelos vencedores. Não existe derrotado contado suas façanhas. A história nada mais é do que o vencedor contando vantagens de seus feitos vitoriosos. Ele foi o mocinho contra os índios malvados. O perdedor quer mesmo é esquecer o assunto. Vira a página, vamos falar de outro assunto, pois este não me interessa.
Quando a gente lê, vê ou escuta as pessoas se comunicando, sempre as autoras do pronunciamento são as mais perfeitas, que procedem, agem, falam e se manifestam com correção.
Em face disso, fico pensando: será que só eu que faço bobagem; somente eu que erro; sou solitário nesta ação de errar? Não vejo ninguém reconhecer seus próprios erros. Trata-se de um novo mundo do perfeito. Se todo mundo somente faz coisas certas, por que a terra não volta a ser um paraíso, diante de tanta santidade? Será que somente a minha ação danosa de errar faz com que o mundo não dê certo?
Por certo, a minha atitude desleixada, irresponsável, imperita, imprudente e negligente está fazendo com que este mundo não entre num estágio de verdadeiro Nirvana. Sou o único responsável por esta última barreira a impedir a felicidade geral da humanidade.
Será que tenho realmente esta importância? Acho que sim, pois até hoje não encontrei ninguém que reconhecesse seus próprios defeitos, suas próprias imperfeições. Somos eu e Fidel Castro duas figuras impares. Ele como último guardião do comunismo utópico, verdadeira peça de museu, a ser preservada. Acho até que Cuba deveria juntamente com o seu Comandante (hoje verdadeira “Coma-andante”) ser tombada pela ONU, como última representante do socialismo marxista-leninista do mundo. Nessa linha, eu também sou merecedor de um reconhecimento mundial: o único e último sujeito errado do mundo.
Qualquer dia ainda encontro, nestes mundões perdidos nesta terra patropi, um outro sujeito “gauche” na vida. Aí então compraremos duas violas de doze cordas (ou dez). E, sairemos a cantar a vantagem de ser uma pessoa anormal, dentro de um mundo perfeito.

Nota: a expressão "gauche na vida " é criação do poeta Drummond de Andrade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS