domingo, 27 de julho de 2008

TÁ CHEGANDO A HORA DE CANTAR “CIELITO LINDO”

Na Internet, acontecem muitas atribuições de obras, crônicas, poesias e textos em geral a pessoas erradas. Assim, volta-e-meia surgem textos atribuídos a Luis Fernando Veríssimo, e principalmente a Arnaldo Jabour. Nesta linha, tudo que é puxa-saquismo de Lula ou história engraçada é atribuída a LFV, e tudo que é texto sarrafeando o Lula Lá é imputado ao AJ.
Também lendo uma mensagem de Orkut, naquelas frestadas que tudo mundo dá (e jura que não dá), vi um pensamento que normalmente é atribuído ao poeta Vinícius de Moraes, pois ele realmente, em numa de suas poesias faz referência a ela, mas tem origem na poesia de Augusto dos Anjos.
Eu não conheço toda a obra de Charles Baudelaire (poeta francês do século XIX), mas Augusto dos Anjos tem muita coisa que tirou da obra dele. Assim, não seria surpresa que encontrássemos alguma referência a esta citação na poesia francesa.
O plágio pode ser consciente ou inconsciente. É consciente quando tenho a vontade de copiar e copio; já o inconsciente eu vejo ou escuto determinada obra, incorporo ao meu subconsciente, e depois imagino que tenha sido obra de minha imaginação e apresento a página como minha.
Veja bem: as duas formas são puníveis pois constituem ilícitos autorais. É claro que a segunda – onde a prova é bastante difícil – poderá ser amenizada.
Conta o anedotário da imprensa que um famoso narrador de televisão vendo a torcida mexicana cantar:
“Ay, ay, ay, ay, canta y no llores,
Porque cantando se alegran,
Cielito Lindo, los corazones.
Ay, ay, ay, ay, canta y no llores,
Porque cantando se alegran,
Cielito Lindo, los corazones.”
(CIELITO LINDO)
-Olha ai, os mexicanos estão cantando a versão deles do TÁ CHEGANDO A HORA.
Maravilha: a ignorância é um bem nacional a ser preservado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS