terça-feira, 15 de julho de 2008

OS EUS MORTOS


“Uma vez, enquanto eu estava sepultando um dos meus Eus mortos, o coveiro passou por mim e disse: - e todos os que vêm aqui para sepultar, és o único que amo. Respondi: - Alegras-me imensamente com tuas palavras. Mas dize-me, por favor, por que me amas? Respondeu: - Porque eles chegam chorando e partem chorando, e tu chegas rindo e partes rindo.
O texto foi extraído de O LOUCO de Gibran Khalil Gibran, em edição da Associação Cultural Internacional Gibran, em tradução de Mansour Challita.
Quem foi adolescente nos anos 60, e não leu Gibran? Aliás sei, deve ser a mesma turma que vê Big Brother e que adora Rap. A verdade que a gente devorava Gibran e Hesse. Lá se iam O Lobo da Estepe, O Precursor, Demian e Sidarta a embalar nossos sonhos de inocente juventude.
Voltando ao texto de Gibran, quantos Eus mortos já sepultei? Inúmeros... Volta e meia lá vai mais um... A maioria eu não quero que vá, mas eles vão. Não dependem de minha vontade, eles se descolam de minha personalidade, e se perdem por este mundão de Deus. Outros, eu os ponho para fora, como quem espanta um traidor, pois não gozam mais de minha confiança. Estão ali no meu ser, sem ser, constituem excesso de lotação. Nem bilhetes compraram: são clandestinos, escondidos no porão de minha mente. Os quero longe de mim.
Sou Eu dos que chegam rindo, ou do que chegam chorando? Todo mundo diz que chego rindo, mas – às vezes – acho que chego chorando. Quanto a partir, tenho certeza que parto sorrindo. Não levo mágoas. Arrependo-me mais do que não fiz; do que fiz.
Por outro lado, prefiro meus Eus vivos. Até que Eles são interessantes. Os Eus viventes me mantêm ocupado o tempo todo. Mais me divertem, do que me fazem triste.
Não raro, numa ou outra esquina encontro ainda um dos meus Eus que, mesmo vivos, andam por aí como verdadeiros teatinos soqueteando sombras. Estes não têm solução.
(A foto é de Gibran Khalil Gibran)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS