quinta-feira, 27 de março de 2008

DA TRISTEZA, NEM SEMPRE SE SABE AS CAUSAS

O poeta JG DE ARAUJO JORGE nasceu com o nome de JOSÉ GUILHERME DE ARAUJO JORGE, em 20.05.1944, no pequeno lugar chamado Tarauacá, no interior do Estado do Acre, e morreu em 27.01.1987, deixando uma obra poética maravilhosa.
Entre vários livros publicou OS MAIS BELOS SONETOS QUE O AMOR INSPIROU. Nesta obra encontramos:

Triste

Eu hoje acordei triste, - há certos dias
em que sinto esta mesma sensação...
E não sei explicar, qual a razão
porque as mãos com que escrevo estão tão frias ...

E pergunto a mim mesmo: - tu não rias
ainda ontem tão feliz ... diz-me então
por que sentes pulsar teu coração
destoando das humanas alegrias ? ...

E, nem eu sei dizer por que estou triste ...
Quem me olha não calcula com certeza,
o imenso caos que no meu peito existe ...

A tristeza que eu sinto ninguém vê...
- E a maior das tristezas é a tristeza
que a gente sente sem saber por quê !...

Tem razão o poeta: nem sempre a gente sabe das causas e da extensão da nossa tristeza.
As vezes tem um quê de saudade; as vezes uma ponta de solidão; não raro, uma inconformidade; e, vez-em-quando, uma premonição, ou seja uma sensação de que algo acontecerá.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS