quarta-feira, 19 de março de 2008

ESTE GURI TEM BICHO CARPINTEIRO...

Estes dias lembrei-me desta expressão que minha avó usava -este guri tem bicho carpinteiro. Lá nos altos de sua sabedoria, ela queria dizer que eu não parava quieto.
Na verdade, todo garoto é inquieto por definição. Não pode ficar parado, tem que no mínimo estar mexendo em alguma coisa.
No restante da vida, também sou assim. Gosto de saber dos porquês, de conhecer as origens, entender a causa dos acontecimentos, e as demais possibilidades.
Também tenho muito prazer em contestar, pois gosto de testar a força das teses dos demais. Sou acusado – não raro e injustamente (será?) – de defender teses que não minhas para somente ter uma bela discussão. Extraindo prazer do simples amor ao debate.
José Hernandez em sua genial obra MARTIN FIERRO recita no Canto XXVIII número 998:

Yo sé que el único modo
A fin de pasarlo bien,
Es decir a todos amén
Y jugarle risa a todos.

É a atitude política dizer amém a todo mundo, independentemente de correntes que comunguem. Quem assim procede sempre está em paz. É claro que só não estará em paz com sua consciência, mas político sabe lá o que é isto?
Segue Hernandez :

El que no tiene colchón
Em cualquier parte se tiende;
El gato busca el jogón
Y ése es mozo que lo entiende.

A maioria vive como o gato que em qualquer parte se estende, desde que seja perto do fogão, é claro.
Ora, o mundo evolui pelo inconformismo dos inquietos.
Se fosse pela vontade dos acomodados, o mundo estaria parado.
Por isso, glória à inquietude. Glória aos que tem bicho carpinteiro...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS