sábado, 1 de março de 2008

Alguns modestos comentários sobre o pensamento de Fiador Dostoievski.

“Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos.”
Aqui ele expressa uma confiança na humanidade em geral, quase uma oração, ao mesmo tempo em que se mostra decepcionado com alguns indivíduos. Certamente era a decepção dele com alguns conhecidos, ou até mesmo afetos.

“Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.”
Expressava sua idéia de ateu, mas ao mesmo tempo dizia que a existência da idéia de Deus era uma necessidade, pois na falta dela a matança seria generalizada.

“Nem homem nem nação podem existir sem uma idéia sublime.”
Trata do mesmo assunto de Deus. Ou seja, uma necessidade de algo superior que nos ampare.

“As vezes o homem prefere o sofrimento à paixão.”
Se esqueceu o mestre que – não raro – as duas coisas andam juntas.

“A purificação pelo sofrimento é menos dolorosa que a situação que se cria a um culpado por uma absolvição impensada.”
Acho que ele colocou pesos diversos na balança, e botou a mão no meio para equilibrá-la. Entendo que muito melhor liberar dez culpados do que condenar um inocente.

“Podem ter a certeza de que não foi quando descobriu a América, mas sim quando estava a descobri-la, que Colombo se sentiu feliz.”
A versão mais moderna da frase seria: o melhor da viagem é o seu preparativo. Sabe que é verdade...

“A tragédia e a sátira são irmãs e estão sempre de acordo; consideradas ao mesmo tempo recebem o nome de verdade.”
Novamente, o problema da balança a tristeza e alegria colocadas no mesmo saco.

“Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos.”
Acho que não, se bem que é verdade que os déspotas sempre se serviram do talento alheio.

“Não há idéia nem fato que não possam ser vulgarizados e apresentados a uma luz ridícula.”
Também entendo assim, pois por mais sério que o assunto possa parecer, basta uma boa maquiagem para torná-lo hilário ou ridículo.

“Decididamente não compreendo por que é mais glorioso bombardear de projéteis uma cidade do que assassinar alguém a machadadas.”
É problema do glamour. Todo mundo acha muito mais elegante matar outro com um tiro do que com uma facada.

“A beleza salvará o mundo.”
O mundo é belo. Nós é que somos cegos.

“A falta de liberdade não consiste jamais em estar segregado, e sim em estar em promiscuidade, pois o suplício inenarrável é não se poder estar sozinho.”
Dostoievski falava com conhecimento de causa, pois foi recluso durante muitos anos. É a história da solidão na multidão. O grande problema das grandes cidades.

“A vida é um paraíso, mas os homens não o sabem e não se preocupam em sabê-lo.”
A vida de hoje não nos deixa nem pensar. As pessoas ficam me perguntando como tenho tempo de escrever. Ora, é questão de prioridade de ações.

“A fé e as demonstrações matemáticas são duas coisas inconciliáveis.”
Acho que não. Podem ser complementares, bastando um pouco de transigência de parte a parte.

“Não será preferível corrigir, recuperar, e educar um ser humano que cortar-lhe a cabeça?”
O problema é que tem gente que já perdeu a cabeça. É questão de afastá-la o mais que se possa do corpo, para que não voltem a se encontrar.

“Todos somos responsáveis de tudo, perante todos.”
Depois da CONSTITUIÇÃO CIDADÃ o brasileiro é somente sujeito de direitos, nada devendo em contrapartida

“Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar.”
Claro, os não ciumentos não precisam perdoar.

“A verdadeira verdade é sempre inverossímil.”
A verdade não é inverossímil ou verossímil. A verdade simplesmente é!

“Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele.”
É mais ou menos o que estou fazendo aqui.

“Aos olhos do artista, o público é um mal necessário; é preciso vencê-lo, nada mais.”
A palavra correta é conquistá-lo.

“A melhor definição que posso dar de um homem é a de um ser que se habitua a tudo.”
Sou suspeito. Muito gente acha que me adapto demais as condições adversas, o que seria um defeito grave meu. Não sei.

“O criminoso, no momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente.”
O conceito de doença é por demais amplo.

"Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à das feras, mas isso é injuriar estas últimas."
Sem dúvida.

“A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz.”
Não é felicidade, e sim sinal de inteligência.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS