sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MARCANDO TERRITÓRIO

O tempo em que eu tinha cachorro em casa, me divertia vendo a preocupação do cão em demarcar o seu território a base do xixi. O danado sai pelos quatro cantos do pátio urinando em tudo o que era parede, muro, palanque ou lata de lixo. Pretendia ele demarcar que ali era zona de sua propriedade exclusiva.
Pois o Brasil atualmente - através do magnifico governo Lula Lá - estava fazendo exatamente a mesma coisa. Na busca de marcar uma posição internacional, saímos a fazer xixi nos outros.
A nossa diplomacia entregue aos geniais Garcia e Amorim tem constituído uma política de confronto, que nem de perto condiz com nossa tradição paciência e pragmatismo.
Acho que o Brasil perde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aonde você viu que o Ingles nao é obrigatório para ingressar na carreira diplomática? Você deu uma olhada no edital para o CACD 2010?
Entendo que a internet e os diversos meios de comunicação e expressão dentro dela, como este blog que você mantém é de livre opinião, porém, seria interessante notar mais fundamentação no seu texto. Ler que nem de perto a diplomacia de hoje condiz que nossa tradicional paciência e pragmatismo é uma bravata. Acredito que essa sua maneira diferente de ver a realidade é bastante controversa e imatura...

JOVV disse...

Não costumo comentar comentário, pois acho este tipo de atitude de muito mal gosto: o crítico da crítica. O "anônimo" tem razão quanto à exigência do inglês. Na verdade, ouve uma grande discussão sobre o assunto, e resultou somente em algumas mudanças de critérios quanto ao ingles na prova do Instituto. O meu comentário foi feito em cima de uma matéria do Jornal Folha de S.Paulo. Já exclui da matéria a parte apontada corretamente pelo comentarista. Quanto aos demais comentários provavelmente ele também tem razão.

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS