domingo, 15 de agosto de 2010

EM DEFESA DA HONRA

Meu amigo Penha é homem inteligente e de grande conhecimento.
Recebi dele o seguinte canto medieval:
"O Rei me pediu a espada, minha espada lhe ofertei, de lâmina de Toledo, com copo de ouro de lei.

O  Rei desejou meu elmo, escudo e couraça lhe dei, sempre os usei nas batalhas, lutando pelo meu Rei.
O Rei me pediu bravura, na guerra me desdobrei, lutei com ardor e raça, pela glória de meu Rei.
O Rei desejou meu cavalo, negro, que eu mesmo domei, sem relutar fui infante, para atender ao meu Rei.
Caso o Rei pedisse a honra, da farda, que sempre honrei, de coração contristado, diria NÃO ao meu Rei.
Dei lhe a espada de Toledo, com copo de ouro de lei, mas Honra é bem de família, que dos ancestrais herdei."
O canto trata como puderam ver da diferença entre o servilhismo sem quartel e a honra.
Nestes dias cinzas, onde as pessoas não querem enxergar os problemas, e se encantam com as gaboliches do Príncipe de plantão, é bom meditar sobre estas coisas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS