A mais famosa avenida do mundo é, sem dúvida a Champs-Elysées, em Paris. Ela inicia ou termina na Praça da Concórdia, onde está o famoso obelisco e vai até o Arco do Triunfo.
É um muito bom caminhar por ela e se sentir no centro do mundo.
Na verdade, não quero falar de Paris ou turismo e sim falar dos Campos Elíseos. Champs-Elysées é Campos Elíseos em francês.
Faz parte da rica mitologia grega. A versão de Virgílio é que eles estavam situados em baixo da terra, e acolhiam os bons espíritos. Já para Homero, autor da Ilíada e Odisséia ele ficava no lado ocidental do planeta. Um verdadeiro Éden descrito por Homero. Outros o confundiam com a lenda da Atlântida, uma terra que teria afundado no oceano.
Fico aqui a pensar que uma grande vantagem de ir para os Campos Elíseos é a certeza de não encontrar por lá os nossos políticos. Segundo a tradição grega a chance de encontrar um deles por lá tende a zero. Parafraseando a frase bíblica: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, posso dizer: é mais fácil um elefante entrar numa caixa de fósforo do que um político brasileiro parar nos Campos Elíseos.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
agosto
(22)
- POLÍTICOS NA CHAMPS-ELYSÉES, PODE?
- PREVIDÊNCIA
- "SORRY, PERIFERIA!"
- FOI MILLOR QUEM DISSE
- NUVENS NEGRAS NO CÉU AZUL
- MAROTA BORBOLETA
- VERSOS GITANOS
- QUI BENE OLET, MALE OLET
- PATOLOGIA VERMELHA
- UMA POESIA À ESTRELA
- VIRAMOS TODOS ÍNDIOS
- "DÉMODÉ"
- REPENSARES
- EM DEFESA DA HONRA
- LULA VIU
- AMICOS COLE*
- PAI, SEM ADJETIVOS
- ESTRELA, ESTRELLA, NÃO ADIANTA.
- VIDAS POR UM FIO
- SONHAR OU NÃO SONHAR: EIS A QUESTÃO.
- ETERNA SABEDORIA
- CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA? NEM PENSAR!
-
▼
agosto
(22)
Um comentário:
Mal terminei a crônica, e algum já me corneteou: é claro que você vai encontrar político brasileiro na Champs Elysées, dentro das lojas parasienses gastando em diária nossa grana. Não é que ele tem razão?
Postar um comentário