quinta-feira, 6 de março de 2008

UMA BOA LEITURA

STEPHEN WAWKING, Doutor em Cosmologia, ocupa a cadeira que pertenceu a nada mais nada menos que Isaac Newton, como Professor Lucasiano de Matemática na consagrada e tradicional Universidade de Cambridge, juntamente com o Professor Leonard Mlodinow do Instituto de Tecnologia da Califórnia, escreveram uma nova versão para Uma Breve História do Tempo, agora sob o título de UMA NOVA HISTÓRIA DO TEMPO. Edição EDIOURO em tradução de Vera de Paula Assis, em linguagem bem acessível.
Inicia como uma introdução sobre o universo, apresentando a realidade de Newton, explicando com simplicidade a teoria da relatividade, ensinando sobre o espaço curvo, expansão do universo, big bang, buracos negros e evolução do universo. Fala também um pouco da realidade quântica, e o capítulo que eu mais gostei foi o dos buracos de minhoca e viagens no tempo.
É um livro maravilhoso. Você não precisa entender nada de física ou astronomia, só precisa estar com os neurônios em alerta, mesmo que sejam somente o Tico e o Teco estejam presentes.
Se não for encontrada uma solução para o problema do tempo, as grandes viagens pelo universo serão impossíveis de realizar dadas as grandes distâncias envolvidas.
Se sairmos numa viagem à outra galáxia, possivelmente o nosso bisneto volte algum dia para contar como foi a jornada espacial.
Os buracos de minhoca são nada mais nada menos do que pontes entre um lugar e outro no espaço e no tempo, o que possibilitaria atravessando esta ligação as viagens espaciais de longas distâncias, resolvendo o problema espaço-tempo.
A teoria já adiantada pelos ficcionistas está se mostrando real, estando em estudo pelos cientistas do mundo todo.
É um livro de poucas páginas, um pouco mais de 170, que você terá vontade de reler de tão interessante que é.
Boa leitura.

Um comentário:

virginia disse...

parabéns pelo blog. está bem interessante. um abraço, virginia ghisleni

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS