quarta-feira, 4 de junho de 2008

SAVE OUR SOUL(S.O.S) DIZ A FLORESTA

A colossal floresta amazônica abrange oito países, no que se costuma chamar de Grande Amazônia Continental, esta formada pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname, num total de 7,8 milhões de quilômetros quadrados.
No Brasil, a Amazônia Legal abrange uma gigantesta área que engloba sete estados pertencentes à Bacia Amazônica, constitui um conceito jurídico e legal, com o intuito de planejar o desenvolvimento social e econômico daquela região. Os estados federados brasileiros que forma a Amazônia legal são ACRE, AMAPA, AMAZONAS, MATO GROSSO, PARÁ, RORAIMA, RONDONIA e TOCANTÍNS.
O problema principal da Amazônia é o desmatamento indiscriminado a que está sendo submetida, onde, os mais inteligentes já se deram conta que está caminhando direto para a extinção.
Não sou daqueles que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo, pois aprendi, ainda no Ginásio Inácio Montanha, que a floresta de dia larga oxigênio e solta gás carbônico, e a noite faz exatamente o inverso, ou seja absorve oxigênio e larga gás carbônico. Na verdade, o pulmão do mundo são os “quactilhões”* de ficto-plâncton que vivem o mar, e são responsáveis pelo sua cor verde e do abastecimento de oxigênio da atmosfera. Isto eu aprendi com o prof. Ludwig Buckup em 1975, quando ainda meia dúzia de malucos – que depois se mostraram geniais – falavam de ecologia, entre eles o falecido e saudoso José Lutzemberger.
A extinção da floresta Amazônica fará surgir no seu lugar um imenso areal, ou seja um deserto. O desastre seria evidente.
A hipocrisia dos países desenvolvidos é evidente, pois têm agora grande preocupação na preservação de nossa grande floresta, mas nos seus devidos tempos deram um fim nas suas.
Nos últimos dias, a imprensa tem alardiado ameaças à soberania nacional por força de países estrangeiros que teriam interesse em internacionalizar a Amazônia.
O governo faz um barulho danado em torno do tema, do tipo a Amazônia é nossa e ninguém tasca...
Eu, pensando no assunto, lembrei uma lição que aprendi há alguns anos: quando um governo incompetente ou uma ditadura está com problemas internos para resolver arruma um inimigo externo, daí a nação se une em torno do ditador e esquece os problemas do diário.
Lembrem-se do episódio MALVINAS – FALKLANDS?
A ditadura argentina inventou uma guerra com a inglaterra para aparar alguns desafinos na administração interna. Os argentinos se uniram em volta dos seus generais contra o pirata inglês, e esqueceram por algum tempo suas questiúnculas internas.
O governo Lula Lá está se demonstrando completamente incompentente, e sem falta de vontade política, o que já foi denunciado pela Ministra demissionária Maria Silva, e cria então um inimigo externo os quais pretendem invadir, tomar ou internacionalizar a amazônia. Ai Lulla Lá sai nos braços do povo que o elegeu, como um guardião do nosso patrimônio.
Grande farça, ele na verdade não faz nada para proteger a Amazônia dos homens das serras elétrica.
A imprensa, além dos abnegados ecologistas, são as únicas vozes a defender instransigentemente a floresta.
Como se faz a defesa da Amazonia? Com gente e recursos, os quais não faltam, neste país continente. Basta atentar para as prioridades.
Só faltam dois anos de LLL, pelo que as chances da floresta ainda são razoáveis.
Glosário: "quactilhões" é uma expressão inventada pelo pessoa da Walt Disney para expressar o tamanho da fortuna do Tio Patinhas. "Quac" é o barulho que faria um pato assustado diante de tanta grana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS