quarta-feira, 21 de abril de 2010

A ANATOMIA DO PODER

Outro dia, eu falava do deslumbramento de Lula com o poder. O presidente é muito influenciado pelo verdadeiro cordão de isolamento em sua volta. Os aduladores do poder que vivem a transmitir ao governante que o seu governo é o melhor de todos os tempos. De tanto repetirem, ele começa a acreditar.
Em 1984, J.Kenneth Galbraith (1908-2006 Prof. Economia em Harvard) escreveu um livro chamado Anatomia do Poder. Dizia ele “A ilusão de poder é também estimulada por aqueles que estão perto da presidência. Os acólitos presidenciais são particularmente entusiastas de seu exercício; ao enfatizarem o poder do Chefe do Executivo, realçam, “pari passu” o seu próprio poder aos olhos do público... O efeito de exageração provém ainda mais intensamente dos jornalistas, repórteres de televisão e outros especialistas da mídia que trabalham em íntima associação com a Casa Branca.”
Lá, como aqui, grande parte da imprensa tende a exaltar a figura do presidente. Sem falar na síndrome do politicamente correto. Não faz parte de esta criticar alguém que teve origem na miséria e hoje é o mandatário na nação. Nós os críticos somos vistos como invejosos disso que chamam de sucesso de Lula Lá.
Esse tipo de construção que começou com Lech Walesa, um dos fundadores do célebre sindicato de Gdanski na Polônia (1943- ), seguiu com Lula, seguido por Evo, Chavez e Cia sem limite, se espraiando por toda a América Latina. Enraíza aqui um tipo de governo populista, pós marxista, sem qualquer compromisso com responsabilidade das gerações vindouras, na criação de um passivo fiscal irrecuperável, com distribuição de bondades sociais, sem qualquer contraprestação dos beneficiários, num clientelismo paternalista, a manter uma grande massa popular, a eles vinculado, sem qualquer possibilidade de sair desta condição, que poderia ser através da criação de postos de trabalho dignos que viessem a criar situações que libertassem estas camadas sociais da necessidade de ajuda governamental para as suas mantenças.
O circulo vicioso formado a partir de programas tipo bolsa família, criação ainda de Fernando Henrique Cardoso, mantida no governo Lula Lá, mantém como clientes cativos do petismo uma grande parte da população, principalmente as do nordeste.
Esta verdadeira ancoragem do eleitor via programa assistencial, sob a forma de dinheiro, pode resultar uma falta de rotatividade no poder, algo que é tão salutar às democracias.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS