sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AS RECOMPENSAS

As pessoas em seu trabalho diário são remunerados por salários ou por honorários que recebem pelo seu labor. A contraprestação do labor nem sempre é adequada. O meu salário mensal, se não é o ideal, pelo menos é suficiente para viver uma vida até confortável.
Sou um profissional que se dedica ao trabalho com afinco, Acho que não basta ser profissional tem que ser o melhor de sua categoria. Se não conseguir é outra história, mas tem que tentar sê-lo.
Neste objetivo, as pessoas se impressionam positivamente com o meu trabalho, o que muito me envaidece. O resultado disso é que sou alvo de promessas de recompensa. Na grande maioria das vezes, as promessas não se realizam. Costumo dizer que se eu recebesse todos os vinhos prometidos eu teria uma das maiores adegas de Porto Alegre. Na mesma linha, os uísques compromissados nunca chegam.
Tenho um depoimento muito interessante: as pessoas pobres são muito mais agradecidas que as abonadas. É muito comum que pessoas pobres venham me trazer bolos, bolachas e garrafas de bebidas baratas, as quais recebo com muito carinho. Agora, quando alguém de posses vem me trazer um vinho que eu sei custar menos de dez reais no supermercado fico muito zangado, o popular puto da cara.
Existe, no entanto, uma promessa de recompensa que eu subo nas tamancas: “estou te devendo um churrasco...” Quem disse prá ele que eu estou precisando de comida. Aliás, o que eu menos necessito é de comida, pois tenho quase 110 kg.
De outra banda, tenho amigos que quando vão viajar me trazem mimos, o que me deixa tremendamente envaidecido. Fico pensando: puxa o meu amigo, ou amiga, esteve fora, e lá lembrou de mim. É claro que ninguém me trouxe presentes caros, mas a lembrança é o que importa.
Pelo meu lado, também gosto muito de brindar os profissionais. Faço questão de deixar gorjetas, mesmo quando ela é institucional, acrescento mais alguma coisa. Jamais prometo recompensas, prefiro dá-las de surpresa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS