segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VIVA MARIA!

As pessoas pensam que ser fiel é simplesmente não fazer sexo com outra pessoa, que não o seu parceiro. Ser fiel é muito mais do que isto, embora também isto seja. 

A fidelidade também se confunde com a idéia da parceria. Ser parceiro do seu companheiro significa em ter prazer de acompanhá-lo até naquilo que isoladamente não lhe daria prazer. Você tem prazer não diretamente, mas indiretamente mediante a satisfação de ver seu consorte satisfeito. 
Ser generoso também é outro atributo de quem é fiel. Saber abrir mão de alguns preconceitos a favor de sua relação. Pular obstáculos a favor de quem se gosta não é contradição, mas coerência.
 
A fidelidade também não convive com o egoísmo. Quem é egoísta não é fiel, simplesmente é narcisista, ou seja, como diria Caetano: acha feio o que não é espelho.
Também já disse o cancioneiro que ninguém é feliz sozinho. Quem se acha um feliz solitário, na verdade, não o é, pois é somente um bobo (alegre). Ninguém ri para dentro. O riso é manifestação exterior, pressupondo alguém que compartilhe de sua alegria.
 
O homem é movido por seus sonhos. Não é fiel quem frustra os sonhos de seu companheiro. Quem o faz lhe suga a vida. Não há como reparar.
 
Esta crônica é uma homenagem a Maria de Lourdes, minha companheira, já de tantos anos, pessoa a quem dedico além do meu amor, um carinho enorme pelo fato de ser a pessoa parceira, no sentido de ser verdadeira cúmplice de minha vida, que me tem dado lições a cada dia, especialmente de como se pode conviver com harmonia, apesar de minha indisciplina. Nunca estive nestes já longos anos fora de qualquer plano seu, assim como ela nunca esteve fora dos meus. Não há plano de vida, onde não estejam os dois. Este aprendizado a vida nos deu, não sem sacrifício que é de todos conhecido, mas que soubemos assimilar.
 
Faço esta homenagem, neste dia, que é véspera de seu aniversário desejando a ela muitos anos de vida, e que pelo menos em grande parte deles eu possa estar lhe fazendo companhia, vivendo uma felicidade só.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS