quarta-feira, 8 de setembro de 2010

EUFEMISMO

Eufemismo é uma figura de linguagem onde se busca suavizar uma expressão.
No famoso escândalo do mensalão, cujo processo tramita no Supremo Tribunal Federal, sob o relatório do eminente Ministro Barboza, e cuja perspectiva de julgamento é que somente acontecerá depois da prescrição dos crimes, muito dinheiro do caixa 2 foi descoberto.
A turma que defende o "status quo" começou a chamar o caixa clandestino de dinheiro não contabilizado.
Vou traduzir a expressão: o dinheiro encontrado somente não constava da contabilidade oficial, mas não estava escondido. Algo como deixar o dinheiro da firma em cima da mesa, onde todo mundo possa ver, e não lançá-lo no livro caixa. Em suma, não quero esconder o dinheiro, só não quero que passe na contabilidade.
Agora, um novo escândalo onde os sigilos fiscais de pessoas chegadas ao candidato Serra foram quebrados, através de ações, aparentemente,por quem têm a guarda de todos os dados dos contribuintes nacionais, com o compromisso de mantê-lo internamente.
Hoje, li no Estadão que os petistas dizem que não houve quebra de sigilo fiscal, mas tão somente acesso a cadastros. Também vou traduzir: alguém sem motivo algum, ou seja, sem suspeita de evasão, sonegação ou crime de contribuinte, acessa os dados dele por seu bem prazer, alegando que está verificando somente os dados pessoais constantes dos arquivos da Receita Federal. Também não justifica por que o fez.
Está ficando muito divertida esta eleição. A ginástica que os PTs têm que fazer para dar justificação sobre coisas sem explicação é muito grande.
No entanto, acho que eles não devem se preocupar, por mais que façam, o nosso culto e inteligente povão não vai ligar à mínima, até por que não sabe o que é sigilo; não sabe o que é fiscal; não sabe o que é ética, e adora alguém que é usa ardis para obter seus desideratos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS