sexta-feira, 2 de maio de 2008

BUENOS AIRES

Quando fui a Buenos Aires pela primeira (e única) vez, já conhecia algumas das grandes cidades brasileiras, tais como a capital Brasília, as megalópolis São Paulo e Rio de Janeiro, as grandes cidades Porto Alegre e Curitiba, as médias Florianópolis e Vitória, além da histórica Paris e a metrópole italiana Milão, aqui na América do Sul a uruguaia Montevidéu,
Sempre escutei os argentinos se orgulharem de sua cidade, e declararem que era a melhor cidade de América Latina, que enfim, se tratava de uma grande metrópole, entre as maiores e melhores do mundo.
Não posso dizer que se trata de uma das melhores do mundo, como afirmam os hermanos, mas posso dizer que, das cidades americanas que conheço, Buenos Aires é o que mais se aproxima das cidades européias .
Depois de conhecer Buenos Aires, voltei à Europa, especificamente para conhecer Londres, e, depois disto, mantenho esta minha posição, apesar de voltar fascinado pela grandeza da capital do Reino Unido.
Em suma, os argentinos têm razão, realmente Buenos Aires é muito mais cidade que São Paulo e Rio de Janeiro, apesar da pujança daquela e as belezas naturais desta. Buenos Aires é uma cidade planejada, organizada e equipada.
Seus teatros, museus e bibliotecas superam à distância os nossos. Os equipamentos culturais estão anos luz de distância de nós.
A cidade tem centenas para não dizer milhares de atrativos para serem visitados, incluindo O Teatro Colón, a Praça de San Telmo, a Plaza de Mayo, a Casa Rosada, o Palácio do Congresso, o Cabildo, o Monumento a San Martin, o Obelisco e a Torres dos Ingleses. Os cemitérios, como da Ricoleta que guarda os restos de Evita Perón, a Catedral, a Avenida 9 de julho, as demais grandes avenidas e ruas como Corrientes, 9 de Julho e Santa Fé.
Sobressaem bairros famosos como Ricoletta, San Telmo, La Boca e Palermo. Convém visitar principalmente La Boca, com toda a sua história de bairro boêmio, com suas casas multi-coliridas, com o famoso Caminito, berço do tango mais tradicional. Puerto Madero, todo reformulado, com seus maravilhosos restaurantes.
As ruas onde você pode fazer suas compras, tais como a Calle Florida, onde você pode passar dias entrando e saindo de lojas, de tudo quanto é tipo, e para todos os gostos.
Você pode ir às grandes Galerias Pacifico, onde garimpar nos pequenos comércios locais.
Não pode deixar de visitar as grandes livrarias, pois Buenos Aires sozinha tem mais livraria que o Brasil inteiro.
Fiquei impressionado com a grande livraria denominada ATENEU, um antigo teatro transformado em livraria na Avenida Santa Fé, zona central.
Quanto às visitas aos cemitérios, me chamaram a atenção a exposição que se faz dos caixões, muitos deles muitos antigos, num espetáculo lúgrube e/ou assustador.
Na área da alimentação e bebidas, posso atestar que os carros chefes são: empanadas (pastelões de forno); Parrila ( assados), alfajores e media lunas. Quanto às bebidas um bom vinho local da região de Mendoza, onde nunca chove, e daí resultam sempre bons vinhos.
O que mais gosto é da PARRILADA COMPLETA, formado por um elenco de assados, vindo e um fogareiro de carvão para a mesa. Vêm assado de tira (costelas cortadas bem fininhas), rim, tripas, miolos, lingüiça, salsichão, queijo parillero, morcela salada e doce, e otras cositas mas, que fariam meu médico requerer minha interdição permanente.
Mas atenção, não se exibam, pois uma parrillada dá para duas pessoas, quatro brasileiros, comem, e ainda deixam um pouco no fogareiro.
Duvido que alguém vá a Buenos Aires e resista ir até o numero 348 da Rua Corrientes. E, lá encontrar não uma famosa casa de tangos, mas sim um simples estacionamento.
Finalizando, BUENOS AIRES um lugar muito para conhecer, curtir e voltar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS