sábado, 31 de maio de 2008

CIRQUE DU SOLEIL - MAGNIFIQUE


Dona Ernestina, Lourdes, mais eu fomos ao CIRQUE DU SOLEIL ontem à noite.
“Alegría, c'est une émotion, un état d'esprit. Les leviers d'inspiration du spectacle, dont le nom veut dire « allégresse » en espagnol, sont nombreux. Le pouvoir et la mutation du pouvoir au cours des âges, le passage des monarchies anciennes aux démocraties contemporaines ainsi que la vieillesse et la jeunesse tissent la toile de fond sur laquelle les personnages d'Alegría évoluent. Cet univers est habité par des fous du roi, des ménestrels, des gueux, des vieux aristocrates, des enfants ainsi que des clowns, seuls personnages capables de résister aux changements d'époques et aux transformations sociales qui en découlent. »
Como se pode ver pelo texto acima, se tratava do espetáculo do Cirque Du Soleil chamado Alegria. A sessão começava as 21h00min. Assim, como se impõe a boa educação, às vezes por aqui, sempre nos países desenvolvidos, chegamos uns minutos antes da hora. Na verdade, 99,9% do público chegou bem antes, e somente alguns retardatários, desavisados chegaram em cima da hora, e até no máximo cinco minutos de iniciado o espetáculo. É claro no Teatro São Pedro teriam ficado, com justiça, na rua, sem direito a devolução do preço do ingresso, mas lá entraram, e, face ao número diminuto não atrapalharam o show.
Antes de iniciar a função, o locutor anunciou que a platéia deveria desligar os celulares, e não tirar fotos, principalmente com flashes para a segurança dos artistas. Inicialmente, alguns desobedeceram e tiraram fizeram algumas fotografias, e outros deixaram os celulares tocarem, mas, em seguida, o caboclo da civilização baixou, e o publico se comportou magnificamente, como se fosse uma platéia de primeiro mundo. Nenhuma gracinha proferida fora de hora; nenhuma manifestação extemporânea; aplausos nos momentos corretos, e não muito prolongados, concentração de aprovação ao final de cada número; enfim, nota dez ao público gaúcho.
É claro que o preço do espetáculo elitizou, e muito, a platéia. Ponto a favor também pelo grande número de pessoas do interior do estado, o que era visível, pelo comportamento, pelas roupas e automóveis, é claro.
Quanto à estrutura magnífica. O estacionamento era muito bom, embora caríssimo, por vinte reais, sem qualquer controle de saída, o que diminuiu a segurança, mas de qualquer sorte, me parece que não houve qualquer incidente quanto a este aspecto. Nas tendas de entrada, eram vendidos produtos promocionais do Cirque Du Soleil, bebidas, pipocas e outros lanches. Tudo muito caro: uma lata de refrigerante custava quatro reais.
O Cirque propriamente dito era muito confortável, calefação foi muito importante, pois a noite era muito fria, por volta de 10 graus; as cadeiras eram confortáveis e adequadas. Todos os lugares tinham visão muito boa do picadeiro. O som era perfeito, idem quanto à iluminação, figurinos, adereços e equipamentos em geral.
Os números eram intercalados por atuações de palhaços de muito boa qualidade, excelentes mesmo, de tal sorte que o show não sofria qualquer solução de continuidade. Assim as duas horas, com meia hora de intervalo, passaram sem que a gente se desse conta. Ora, o melhor elogia a um espetáculo é achar que ele passou muito depressa.
Todos os números eram tradicionais de circo, mas com uma qualidade inigualável, e como uma riqueza de apresentação sem par. Confesso que nunca fui um amante do circo. Fui a poucos em minha vida, mas o Cirque Du Soleil realmente me despertou para este mundo mágico do circo.
Existem ocasiões em que a gente tem uma sensação que não está presente no local, que tudo não passa de uma grande encenação, tal é a montagem do ambiente, de sua música de suas cores e de seus personagens. Pois no Cirque Du Soleil aconteceu exatamente assim. Eu não soube durante aqueles duas e poucas horas separar a realidade do mundo mágico.
Realmente Cirque Du Soleil - O Circo do Sol – faz jus ao nome. Espero ter a oportunidade repetir o programa, em Porto Alegre, ou em outro lugar do mundo onde a empresa canadense esteja se apresentando.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS