sábado, 10 de janeiro de 2009

CAMELÓDROMO-SOMENTE MAIS UM LUGAR PARA CAMELÔS

A promessa seria que os camelôs sairiam das ruas de Porto Alegre, sendo todos acomodados num moderno camelódromo. Pois o prédio está praticamente pronto, devendo ser inaugurado nos próximos dias.
Somente quem não conhece o Brasil, e mais especificamente Porto Alegre, para imaginar que os camelôs sairão das ruas.
Estou aceitando apostas: até o final do ano, mais precisamente perto do Natal, nós teremos o camelódromo lotado, as ruas tradicionais de ambulantes lotadas de novo, incluindo a Rua da Praia. Teremos os camelôs oficiais no camelódromo e os clandestinos no restante da cidade.
Pelo menos uma exceção já está assegurada a dos índios. Não sei por que cargas d´água alguém determinou que índios pudessem ser camelôs e se instalarem onde bem o quiserem, principalmente no chamado Largos dos Medeiros. O mais engraçado é que em cada banca tem um homem ou uma mulher com cara de índio, e outras pessoas brancas normais, acho que deve haver uma investigação se os índios não estão locando estes seus espaços privilegiados.
Neste fim de ano, foi uma vergonha os camelôs montaram verdadeiras lojas na Rua da Praia, vendendo todo o tipo de roupas, a grande maioria falsificações grosseiras de marcas famosas.
Acho que os comerciantes legais da Rua da Praia que pagam imposto deveriam devolver para a Prefeitura seus carnês de IPTU para descontar a co-participação dos camelôs no seu espaço.
O comércio ambulante pode existir, mas com regras claras, sob tempo determinado, assim como os são as feiras livres. Todo mundo sabe que em tal dia da semana a feira será montada as 8h00m de manhã, e liberará o espaço à população as 13h00min do mesmo dia.
Estive no ano passado em Nova Iorque e fui numa das grandes avenidas de Manhattan numa feira somente de comidas de todos os lugares do mundo. A feira abrangia alguns quilômetros. Toda cercada por cercas desmontáveis instaladas pela Polícia. Quando bateu 5h00min, todas as bancas fecharam, e passaram imediatamente a desmanchar suas barracas e sair com seus petrechos. Na seqüência, grandes caminhões da Prefeitura e NY vinham num grupo de três lavando e varrendo toda a avenida. Ato simultâneo a polícia recolhia todos os cavaletes. Em suma, contei no relógio em 20minutos ( não estou brincando) a avenida estava totalmente liberada ao trânsito, e mais toda limpa e lavada. Deve ser horrível morar numa cidade assim...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS