sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

NIEMAYER TENTA RESGATAR STÁLIN


Existem fascínoras mundiais conhecidos, sob qualquer plano ideológico que se possa imaginar. São pessoas que ambos os lados reconhecem como bandidos, ou seja, são pessoas incontroversamente criminosas.
Nessa linha estão Hitler, Mussolini, Franco e Stálin. Pois foi entre espantado e perplexo que lendo a Folha de São Paulo de hoje li uma coluna assinada por Oscar Niemayer fazendo a propaganda de um livro, onde o autor simplesmente tenta resgatar a figura de ninguém menos do que Joseph Stalin.
Na verdade, não fiquei pasmo pelos pensamentos de Niemayer, pessoa reconhecidamente comunista, mesmo pós muro, mas com o fato de a Folha ter publicado a matéria. Nela, conta Oscar que o autor relata a vida de menino de Stalin, dizendo que ele foi muito bonzinho. Ora, também provavelmente o foram Hitler, Mussolini e Franco. O mundo não os condenou pelo que fizeram ou deixaram de fazer na infância, e sim pelo que fizeram enquanto estiveram no poder.
Trata-se de verdadeiro deboche histórico. É como negar o holocausto. Desconhecer as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki. Vou fazer as palavras do sábio Romário como minhas, quando ele falando sobre Pelé disse: Pelé calado é um poeta. Pois eu digo Niemayer calado é um sábio.
O importante é que não se trata de entrevista, pois aí poderia o entrevistado dizer que distorceram suas palavras. Trata-se de coluna assinada pelo próprio, ou seja sem qualquer intervenção.
Lembrei do poeta Mário Quintana, o qual disse certa feita: - A grande vantagem de ter mais de 80 anos ( Niemayer tem mais de 100) é que a gente pode dizer as maiores asneiras que todo mundo acha engraçado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS