quinta-feira, 24 de setembro de 2009

GETÚLIO - VERSÃO JUREMIR

Durante duas semanas de minhas férias de meio de ano, li o livro de Juremir Machado da Silva GETÚLIO. Embora Juremir tenha colocado na capa que se trata de um romance, talvez para não ser processado por alguém que se julgasse ofendido, é uma biografia parcial de Getúlio Vargas, principalmente na parte que cuida do segundo período de governo que culminou com o seu suicídio, no dia 24.08.1954.
O livro é muito bom, pois ele escreve de uma maneira que torna muito agradável a leitura, o que acontece com os bons jornalistas que se põem a fazer literatura.
Muito do conteúdo do livro eu já tinha conhecimento através de O Anjo da Fidelidade de José Louzeiro, editora Francisco Alves, o qual, via biografia de Gregório Fortunato – o guarda-costas de Getúlio – também dá um bom retrato dos últimos dias de Vargas.
Na verdade, o suicídio de Vargas lhe salvou a biografia. Se tal tivesse acontecido, o seu governo teria caído de podre, e ele não teria o prestígio histórico que hoje tem.
Outro ponto interessante dessa época é a personagem chamada de CORVO, ou seja, Carlos Lacerda. Todo mundo jogava pedra no jornalista e deputado- e ainda jogam - mas a verdade é que todas as suas denúncias sobre os desmandos, roubalheiras e perseguições da era Vargas resultaram comprovadas. É claro que ele era uma raposa muito esperta, e que sabia jogar as notícias a seu favor, mas o grosso do conteúdo de suas contundentes críticas realmente é verdadeiro. Gostaria de ler uma biografia séria de Lacerda, pois se trata de uma personagem interessante.
O Correio do Povo está com uma campanha de venda do livro por preço bem acessível, em brochura de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS