sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ÚLTIMOS LIVROS DA FILA

Paulo Francis falava muito de Ulisses de James Joyce. Daí sempre tive vontade ler este clássico. Algumas vezes tentei ler a versão que tinha em tradução de Antônio Houaiss, mas não conseguia progredir na leitura. Até que alguém me soprou que acontecia com todo o mundo, pois a tradução era muito ruim. Ulysses seria o meu recorde de tentativas de leitura, se não fosse o "ou concour" A IDADE DA RAZÃO do chato do Jean Paul Sartre, que tentei ler umas vinte vezes.
Esta semana consegui uma nova tradução feita por Bernardina da Silveira Pinheiro, que promete o mesmo registro coloquial do inglês de Joyce, sem abrir mão da riqueza linguística o consagrou. Tomara que eu consiga mesmo vencer as 815 páginas.
Depois de uma busca frenética, consegui finalmente encontrar o Banquete de Platão em tradução do Prof. J. Cavalcante de Souza. Espero que seja tão bom quanto a República.
Finalmente, encerro a notícias sobre a minha fila de leitura com A MORTE À PROCURA DE UM AUTOR, livro de Daltro de Aguiar Chaves, sobre o assassinato do Jornalista José Antônio Daudt, com o prefácio do advogado AMADEU DE ALMEIDA WEINMANN, com quem conversei longamente na entrega dos prêmios OS MELHORES DA TERRA lá em Sapucaia promovido pela Gerdau. Será a segunda obra que leio sobre o assunto. A outra foi escrita pelo Delegado Eduardo Pinto de Carvalho.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS