terça-feira, 21 de setembro de 2010

DE MODELO A TODA A TERRA

Alguém me cobrou: você não escreveu nada sobre a data Farroupilha.
Já escrevi sim, e para falar mal.Em primeiro lugar, não acho legal comemorar guerra que se perde; em segundo lugar, acho que as roupas que os tradicionalistas vestem não têm qualquer identidade com os trajes de campanha no Rio Grande do Sul.
A mulher gaúcha nunca usou vestidos rodados, cheios de saias e babados. O traje dos homens nem fazendeiros ricos usaram.
Nunca alguém me convidou para tomar chimarrão no interior de São Gabriel, e sim para tomar um mate.
Por outro lado, o Rio Grande cantado em prosa e versos não existe mais. Os aramados, as porteiras, as grandes plantações mataram a visão da pampa.
Lembro como fiquei deslumbrado quando no interior de São Gabriel, minha terra natal, nos campos da Estação Experimental de Forrageiras da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul vi aquele campo que desaparecia no horizonte longínquo, se encontrando com o céu, sem qualquer elevação. Visão do paraíso.
Hoje, não se enxerga mais nada parecido.
Gaúcho urbano é mais artificial que leite de soja. O sujeito descer de bota e espora de um carro último tipo? Tenha a santa paciência, não dá.
É claro que não chego ao exagero do ótimo Juremir Machado da Silva que disse: - eles vão para o parque da Harmonia para brincar de casinha. Mas grosso modo ele tem razão.
Meu pai foi gaiteiro (ou é?) por isso gosto do som de uma gaita. Uma boa música regional ainda me sensibiliza. Uma boa comida campeira me agrada. Um assado na brasa tem o seu valor. Um carreteiro de charque me apetece. Uma caçarola de ferro cheia de espinhaço de ovelha com aipim: coisa de louca de boa.
Em suma, tem coisa boa, só não gosto do artificialismo.
A última deles: carro alegórico. Mas báh tchê não dá pra agüentar! Se, pelo menos, fosse carreta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente o teu texto. Concordo contigo. Aliás, no colégio, quando era obrigada a me fantasiar de prenda, me sentia ridícula. Virginia

Anônimo disse...

hehehhehe adorei o termo"FANTASIAR" !com todo respeito !!!!!!bjs

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS