quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ISENÇÃO

Escutei, hoje pela manhã, na Rádio Guaíba pelo Rogério Mendelski e Juremir Machado da Silva que a RBS estaria fazendo parte do grupo que trará Ronaldinho para o Grêmio.  Os dois estavam indignados dizendo que a empresa estaria tomando parte, e que não podia fazer isso, pois estava desequilibrando em favor do Grêmio  em detrimento do Internacional.
Quero dizer que a RBS é uma empresa privada, não tendo que dar satisfações de seus atos a ninguém, exceto aos seus acionistas.  Os entes particulares não precisam ser isentos ou neutros. Quem deve ser isenta é a administração pública. Isso não serve  somente para o futebol. Constitui equívoco, por exemplo, achar que um jornal não pode ser favorável a um partido político. A revista Veja é anti - petê; de outra banda Carta Capital de Mino Carta é só petê. Qual o problema? Nenhum, embora as entidades jornalísticas censurem a primeira e se calem com relação à segunda.
No Rio Grande do Sul, existe uma bobagem  institucional que cronistas esportivo não pode declarar o seu time. No Rio de Janeiro, isto não existe: lá todo o mundo torce por algum time e declara o seu amor. Não há qualquer tipo de problema.  Por aqui se a gente diz que fulano é torcedor do time A ou do time B, o apontado fica indignado, como se gostar de futebol fosse doença.
É claro que todos os cronistas esportivos têm seus clubes preferidos. Por que não noticiar esta sua preferência. Eles querem aparentar uma neutralidade que suas opiniões e atitudes denunciam como falsas, como notas de três reais.
De outra banda, os dirigentes da RBS são comerciantes, e bons, logo estariam, no caso Ronaldinho simplesmente entrando num negócio como outro qualquer, objetivando algum lucro, o que é plenamente válido e honesto. Também não impede de, no futuro, também venha a fazer alguma semelhante com algum jogador colorado, desde que lhes interesse comercialmente.
Como eu já disse em texto anterior antes eu era neutro com relação ao retorno de Ronaldinho, agora, diante desta verdadeira campanha contra da crônica colorada, passei a ser defensor da volta do jogador.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS