segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

YOSEF: O DONO DA VERDADE

YOSEF foi acusado de ser Dono da Razão. O problema é que se trata da verdade. YOSEF concorda com tudo o que for dito pelo interlocutor, com uma pequena e única exigência: a opinião coincida com a dele. Não é o único defeito de YOSEF, aliás, ele tem milhares de defeitos. Se fosse um projeto de engenharia já teria sido condenado pelo CREA. Se fosse examinado por um psiquiatra, já estaria recolhido ao São Pedro. Se visto por um médico ou agente da saúde pública, já estaria internado em qualquer casa de saúde. Se a análise fosse feita por um economista, já teria sido interditado. Em suma, em qualquer área da atividade da vida YOSEF é um fracasso.
O problema é que YOSEF não enxerga nada disto, pois o seu ego é muito grande. Quando Caetano disse que Narciso acha feio o que não é espelho, estava pensando em YOSEF. Se fossemos aplicar a linguagem da gurizada, poderíamos resumir numa frase: Yousef se acha!
YOSEF se vê como muito importante, quando na verdade não tem qualquer relevância. Se YOSEF fosse candidato a um cargo político, talvez não tivesse nem o voto de sua esposa; e, cá entre nós, nem o seu, pois a falsa modéstia não lhe concederia o auto-voto.
YOSEF é um dos poucos brasileiros que não acredita em Lula Lá, e o que é pior fala e escreve contra. Pelo menos coragem ele tem. Na verdade, os mais de 80% do Lula acham que YOSEF está fora da casinha há muito tempo.
Um dos piores defeitos de YOSEF é simplificar as coisas. YOSEF não sabe que, segundo Einstein, no espaço o caminho mais breve entre dois pontos é uma linha curva, pois ele teima em ir direto às questões. Se YOSEF fosse o criador,  o mundo não teria camelos, cheio de curvas, e sim somente cavalos, feitos com linhas simples. Se YOSEF fosse arquiteto nunca seria um Oscar Niemayer , cheio de detalhes, seria um arquiteto militar, com prédios de linhas simples e retas.
Se um dia YOSEF morrer, provavelmente seu epitáfio será: Pô, por que logo eu?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS