terça-feira, 5 de julho de 2011

FRIO PARA CONGELAR PINGUIM

Hoje, Lourdes mais eu acordamos as 6h00min, como de costume, para fazer a ginástica matinal, a qual consiste em andar de bicicleta ergométrica um, enquanto o outro enfrenta a monotonia  da esteira. É que, embora a gente more em balneário, (Ipanema, não Rio, infelizmente, mas em Porto Alegre), nesta época do ano é impossível transitar em tal horário: em primeiro lugar, porque noite; em segundo, porque é muito frio e úmido.
Foi impossível sair da cama, haja vista, que o termômetro apontava exatos 0ºgraus Celsius. Coitadinho do celular ficou berrando: ACORDEM são 6h10min, acordem são 6h20min, num sotaque português, muito engraçado. E nós nem tem ligo.
Fazia muito tempo que não tínhamos aqui em Porto Alegre temperatura tão baixa.
Devo dizer, no entanto, que as novas gerações não conhecem o verdadeiro frio deste Rio Grande de São Pedro, pois este frio embora de temperaturas bem reduzidas não tem um componente terrível por estas plagas que é o chamado Vento Minuano. O tal vento simplesmente corta as carnes do vivente, chegando até o osso. É que os novéis homens do tempo chamam de sensação térmica por efeito do vento. Um zero grau se transforma com o vento em -5 graus Celsius, tranquilamente, ou melhor, intranquilamente. 
Outro componente ausente, graças a Deus, é a umidade. O frio seco até que é suportável, mas aliado à umidade é o fim do mundo. 
Agora, se os três fatores se juntarem: falo em temperatura de zero grau, Vento Minuano e umidade, o melhor é se mudar para o Pólo Sul para se aquecer um pouco. 
O frio por aqui está tão terrível que uns pinguins que foram resgatados no litoral e acolhidos na universidade foram se proteger ao lado dos split de ar condicionado, ou seja, nem pinguins aguentam o nosso frio.
Como acredito nas idéias de Charles Darwin, os mais fortes sobreviverão, e a nossa raça de gaúchos vai sobreviver nas pessoas dos mais guapos. Bom frio para vocês. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS