quinta-feira, 28 de julho de 2011

PRZYBYSZ

O sobrenome de minha falecida esposa Lúcia era Przybysz, e, por via de consequência o sobrenome de minha filha Gabriela também.
Esta verdadeira salada de consoantes, ausente qualquer vogal, vem do húngaro pridolisca, que quer dizer, a pessoa que chegou ou o recém chegado, como diriam os da lusa terra.
A história é que chegaram dois irmãos vindo da polônia no começo do século passado, diretamente a Rio Grande,  um dos irmãos deu origem ao tronco de minha filha, e o outro o que vem da família do doutor Angelo Alves Matos, o filho da queridíssima Alda.
Gabriela não tem as características da família polonesa, assim como Dr. Angelo também não. Maria Lúcia, no entanto, era a própria figura da polonesa, muito parecida com o também saudoso João Paulo II.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS