segunda-feira, 13 de julho de 2009

ACRIZIO VIEIRA


O nome Acrízio (ou Acrísio) vem do grego. Era um rei de Argos. O qual estava contrariado por não ter um filho homem. Depois de consultor o oráculo que disse que além de não ter um filho homem, ainda um neto lhe mataria. Sua filha realmente lhe deu um neto, tendo ele enfiado ela e o menino numa arca que lançou ao mar.
O filho era Perseu, o que matou a Medusa. Ele voltou para a sua terra. Perseu acabou matando seu avô por acidente, cumprindo a profecia do oráculo.
Tal desgraça não poderia ter acontecido comigo, pois quando nasci o meu avô Acrizio já havida falecido. Morreu aos 48 anos de idade. Morava em São Gabriel, e era padeiro.
A foto que ilustra este texto é dele. Não parece um padeiro, tem pinta de advogado, num lindo terno transpassado ou jaquetão, tão popular nos anos 40.
O meu outro avô, Alfredo, sobre o qual já escrevi também morreu cedo. Daí que não tive avô, aliás tive um bisavô materno de nome Olíbio Figueiredo, sobre o qual escreverei brevemente.
Acho importante a figura do avô. Já se disse avô é um pai com açucar. O problema é que já fui um pai com açucar, quando eu for avô provavelmente serei um avô com melado...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS