domingo, 12 de julho de 2009

ESCRITORES BISSEXTOS

Certa feita tentei ler o livro de José Sarney - Norte das Águas: não passei da folha 100. Depois, ele conseguiu entrar para a Academia Brasileira de Letras, e escreveu Marimbondos de Fogo. Não tive coragem de comprar o novo livro, ainda mais que o anterior eu tinha achado numa balaio de restos da Feira do Livro. Pois o tal Norte das Águas era muito fraco.
Muito se discute os escritores bissextos como Sarney, que se tornam conhecidos mais por suas outras atividades do que pelo ofício de escritor. Com Chico Buarque também é assim. Ele tem escrito alguma coisa, da qual só li o primeiro Estorvo. Li com a atenção que sua fama merece, mas não gostei. Não tive coragem de ler os outros dois. A experiência do primeiro, me indica que como escritor ele é bom compositor. Digo compositor, pois tal como Gonzaguinha é bom compositor, ótimo até, mas como cantor é fraco. Por isto, prefiro suas lindas músicas cantadas por outros, ou outras.
Outro escritor desta forma foi Jo Soares, do qual li somente o primeiro O Xango de Baker Street, repunando os outros dois O Assassinato na Academia Brasileira de Letras e o Homem que matou Getúlio Vargas. O segundo livro não li, pois entendo que assassinato na academia deve se referir ao assassinato das artes escritas, e o assassino de Getúlio foi ele mesmo, logo os assuntos não me interessam.
Além do que quando se fala de Jo Soares eu lembro da música do Caetano: Narciso acha feio o que não é espelho...Não sei por quê? Gostava mais de Jo Soares como humorista.
O único livro de Sarney que eu não deixarei de ler será o de suas memórias. Não gosto de ler biografias escritas por fãs, muito menos por desafetos, pois nem um nem outro tem isenção necessária, o primeiro que tende a fazer um relato laudatório e o segundo objetiva a vingança pessoal. No caso, do Sarney, prefiro a exceção: quero que seja um puxa-saco a escrever. Quero ver a ginástica que ele terá de fazer. Será muito divertido. Sobrevivam para ver.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS