domingo, 11 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA CÁFILA

Naquele tempo, se chamava primário, depois vinha o ginásio, depois o científico ou clássico, para somente ao final se chegar à faculdade, quando terminavam os estudos, e felizardo tinha profissão liberal ou emprego definido.
Pois foi no tal primário que eu aprendi os coletivos de animais. Vários eu utilizei durante estes meus já longos 56 anos. Outros, no entanto, eu já naquele tempo achava estranho ter que decorá-los.
Coletivo de porco é vara.
Coletivo de boi é boiada.
Coletivo de elefante é manada.
O maior número de elefantes que vi reunido em minha foram três, e num circo. A chance de vir uma manada de elefantes é muito rara.
Pois neste dia 12 de outubro de 2009, finalmente consegui usar um coletivo que eu jurava que não ia jamais poder usar, trata-se de cáfila. Isto mesmo, eu sei o coletivo de camelo.
Eu pensava assim: se um dia eu for a lugar onde tem camelo, das duas uma: ou fico olhando o grupo de camelos, ou vou alugar um para dar uma volta. A única forma de utilizar o coletivo seria chegar para o dono dos camelos e perguntar em voz solene:
- Desta sua CÁFILA qual o camelo que o senhor vai me alugar? Claro que é ridícula a hipótese.
Tá bem já vou contar onde foi.
Eu estava na praia fazendo palavras cruzadas quando junto com outros verbetes necessários estava justamente este coletivo de camelos. Não é que aí pela primeira vez que eu consegui usar este meu importante conhecimento.
Lembrei de fazer esta crônica, em tom de ironia, somente para lembrar quanta coisa inútil ainda se ensina nas escolas, e, de outra banda quanta coisa útil se deixa de por nas cabeças de nossas crianças.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS