domingo, 18 de outubro de 2009

Opera et impensa periit

Tem gente que acha ser perda de tempo escrever em um blog.
Para esses respondo que já tenho prazer no escrever, e que se alguém me lê é um plus, já que me sinto gratificado pela simples graça de poder criar estes modestos textos.
Conta a lenda que Augusto (um dos césares)ao voltar para Roma depois de uma de suas campanhas guerreiras encontrou um cidadão com um corvo que dizia "Ave Caesar, victor, imperator". Algo como Salve César, o vencedor, imperador. Augusto se empolgou com a ave e comprou-a por 20.000 sestércios ( o que era uma grana).
A história se espalhou, e como a turma daquela época não era nada diferente da que vive hoje, todos os dias alguém queria vender um corvo para o César.
Contam, ainda, que um certo sapateiro tentou ensinar o seu corvo a dizer a saudação, mas a ave se negava. O sapateiro cansado da jornada inglória sempre acrescentava: "Opera et impensa periit" ( em tradução livre: perdi meu tempo e meu trabalho).
De tanto o sapateiro insistir, um belo dia o corvo aprendeu a saudação: "Ave Caesar, victor, imperator".
Um dia Augusto passou na porta do sapateiro e ouviu a frase, e respondeu:
- Tenho em minha casa muitos destes lisonjeiros (puxa-sacos).
Foi ai que o corvo lascou: "Opera et impensa periit."
Augusto achando graça comprou o corvo por valor bem maior do que pagará pelos outros.
A minha fonte encerrava dizendo: "Si non è vero..." ( si non è vero è bene trovato ou seja se não é verdade pelo menos é bem dito)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS