domingo, 11 de outubro de 2009

UM NOBEL PARA OBAMA

O presidente americano Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz. Muita gente foi contra, afinal de contas ele dirige um dos maiores países do mundo, atualmente metido em pelo menos duas guerras no Iraque e no Afeganistão.
Estou entre a cruz e a espada quando a este assunto, pois se um por um lado Chavez foi contra o prêmio a Barack, o que em princípio me colocaria a favor, haja vista, que o tiranete só pensa bobagem, de outro lado, o ditador cubano Fidel Castro declarou no diário oficial de Cuba o Granma que é a favor, logo, eu teria que ser contra.
Na verdade, acho que o prêmio é privado, e, por via de conseqüência, seus curadores podem dar o prêmio a quem bem entender. Também entendo que não precisam dar explicações para o mundo
O fato de o governo Obama estar apenas começando também nada significa, pois o prêmio pode ser uma forma de incentivo. O presidente americano embora tenha desmentido a imensa expectativa que sua candidatura não acho que tenha decepcionado.
Os pontos mais importantes do seu governo até aqui não me causaram nenhuma surpresa. No Iraque onde o governo iraquiano já está se ajeitando, pretende retirar as tropas até 2011. No Afeganistão pretende manter as tropas até que tenha a situação sobre controle. Sabe que o Afeganistão representa uma ameaça direta aos EUA.
Na questão interna, já conseguiu a estabilização da economia, sendo que aos poucos os americanos estão voltando à sua vida normal, sob este aspecto da vida.
O ponto alto de sua atuação interna, e na qual tem encontrado maiores obstáculos é a sua tentativa de fazer com que todos os americanos tenham assistência médica. A verdade é que até agora mais de 30 milhões de americanos estão sem qualquer tipo de assistência. Irreparável a sua atuação quanto a este aspecto.
Os americanos sabiam há muito tempo que um dia um negro governaria o país. Somente tomaram o cuidado de escolher a pessoa certa. Não foi por acaso que escolheram um negro de excelente formação intelectual, um Phd, escritor com mais de cinco livros lançados, e dos quais retirava grande parte de sua renda.
Jamais os americanos escolheriam um Lula negro ou branco. Eles quanto a este aspecto são muito responsáveis. Todos os negros americanos que se projetaram tinham boa formação, tais como o pastor Martim Luther King, o General Colin Powell ou a Dra. Condolessa Rice.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS