sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DEMOCRACIA PLENA?

Na democracia o poder é exercido por todos os cidadãos, sendo diretamente, o que é cada vez mais difícil, ou através de representantes livremente eleitos. Nela se reúne um conjunto de práticas e princípios que dão uma proteção às liberdades e aos direitos civis.
Nestes tempos, é correto dizer que vivemos em uma democracia?
Podemos considerar democrata a eleição de um presidente que muda sua face e seus gestos para se eleger. Podemos considerar democrata a eleição de alguém que foi indicado por uma pessoa, que empurrou goela abaixo de seu próprio partido o nome. Que inobstante esta escolha e indicação pessoal, mediante uma propaganda maciça, foi eleita com por maioria dos votos da população.
Que esta maioria foi obtida pelos votos de duas regiões do pais que votaram em bloco, justamente as que os eleitores tem menos instrução? Será que é democracia alguém ocupar um cargo tão importante, tão somente para guardar o lugar para quem lhe deu lugar?
Acho que não: a minha democracia sonhada não é assim.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS