quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DESILUSÃO

Estou acompanhando atentamente (e me divertindo) com as desilusões dos adoradores do Obama. Ele na verdade não tem culpa de nada, pois era (e é ) um sujeito preparado, um escritor de sucesso, PhD, penso quem em Harvard, só que pelo fato de ser negro e chegar à presidência dos USA deixou o mundo em polvorosa e imaginando que ele iria resolver os problemas da humanidade.
Passados estes primeiros anos, o mundo se deu conta que ele é mais um dos presidentes americanos, nem melhor; nem pior do que ninguém. Ele não é um mau governante, mas também não é o Messias que eles esperavam.
Pensando nisso quero lembrar o saudoso Paulo Francis, in O Afeto Que Se Encerra(1980): "Só se desilude quem se iludiu."
Este que vos escreve disse antes da eleição de Obama, tudo o que as pessoas estão se dando conta agora. Não é que eu seja um genial analista político, pois neste campo sou um mero observador e moderado crítico, mas não sem alguma vergonha, vou dizer um lugar comum: o Diabo sabe mais por velho do que por Diabo.
De mesma sorte, a eleição de Dilma desencadeou uma corrente otimista sem par, fundada em alguns ícones petistas, tais como o fato de ser mulher e lulista, como se isso fosse razão suficiente ao sucesso.
A desilusão não tardará, infelizmente para todos nós.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS