quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Volta e meia surgem teorias de conspiração, fundadas não raro em simples boatos ou falsas premissas. A campeã mundial é o assassinato de John Fitzgerald Kennedy em 1963 na cidade de Dallas. Inúmeras versões dizem que não foi Lee Osvald o assassino, e sim uma conspiração da CIA ou FBI.
O campeonato nacional é ganho pelo suicídio de Getúlio Vargas. Na verdade, os fãs do político não conseguem engolir que o seu ídolo cometeu o ato insano contra a própria vida.
O assassinato de JFK foi investigado durante anos pela chamada Comissão Warren, a qual deu como Lee Osvald como único autor do assassinato. O corpo do presidente foi à necropsia por três médicos da Marinha, e foi assistida por pelo menos 30 testemunhas.
Peritos modernos fizeram todos os cálculos utilizando-se tecnologia de ponta, e apontaram como factível as circunstâncias apontadas pela Comissão.
No caso de Getúlio, a tentativa é de encobrir o verdadeiro “mar de lama” a que estava submetido o governo dele, incluindo o assassinato do Major Rubens Vaz, na Rua Toneleros. É evidente que, se não houvesse o suicídio o governo Vargas terminaria antes do tempo, pois os escândalos não paravam de estourar dentro de suas hostes.
No último ano, visitei o Palácio do Catete onde houve o suicídio e fui até o quarto de Getúlio, onde está ainda a sua cama, o revólver e o pijama. Na ocasião fiquei pensando: uma pessoa como Getúlio, certamente vaidosa, iria se matar de pijama? Por outro lado, olhando o revólver, concluí que assassinos não utilizam arma de tão pequeno calibre, pois o tiro se não fosse certeiro não levaria à morte imediata.
Censuro quem faz esse tipo de levantamento sem qualquer respaldo nos fatos e nos documentos. As pessoas desavisadas que não conhecem os fatos, e suas circunstâncias ficam acreditando, e o que é pior, vão espalhando e-mails, como se o boato fosse verdade.
O último que recebi trazia JFK sendo assassinado pelo motorista. Ora, isso envolve toda a segurança do presidente, o governador que também foi atingido, a Jaqueline, a esposa, ou seja, todos teriam escondido que o motorista teria dado os tiros para trás atingindo o presidente. Não precisa ser expert para entender que há muita diferença entre um tiro dado na distância de dois metros com uma pistola, e um tiro dado à grande distância por um fuzil de precisão. Até um escoteiro apontaria as diferenças. Os legistas concluíram que ele foi morto por tiro de fuzil.
Por sua vez, a morte de Lee Osvald também é rica em boatos sobre conspirações. Na verdade, ele foi morto por Jacy Ruby, o qual queria virar herói nacional matando o assassino de JFK. Ele sempre foi considerado um doido. Querer matar pessoas famosas não é novidade, vejam o louco que matou John Lennon, ou o turco que atirou no Papa.
O ruim é que este tipo de boato não vai cessar nunca, pois sempre haverá alguém a querer reescrever a história, mesmo que sem qualquer razão.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS