terça-feira, 2 de novembro de 2010

RUY ATUAL

A biografia de Ruy Barbosa de tão grandiosa transborda à lenda. Nestes tempos bicudos, onde se elegem pessoas a partir de ardis e artimanhas, sem qualquer compromisso com a ética, nos fez voltar a reler a vida de Ruy, cujo melhor livro é o escrito por Luiz Viana Filho, e do qual temos em nossa biblioteca um exemplar autografado.
É dele - Ruy - a famosa frase: " De  tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Quanta atualidade nessas sábias palavras. Vivemos exatamente num tempo em que a gente tem vergonha de dizer que é honesto. Honesto que antigamente significava honrado, digno ou decente, hoje significa somente otário. Isto mesmo, ingênuo, tolo, simplório, alguém pronto a ser enganado.
Se conhece a honestidade do homem, ou a falta dela, nos pequenos gestos. Hoje,  todo mundo acha normal abrir um pacote de bolachas no supermercado e sair mastigando, nem de longe imaginar que se trata de um furto. Pessoas de boa posição social, acham normal subtrair talhares dos aviões; toalhas dos hotéis; cinzeiros de restaurantes.
Políticos acham normal modificar seus hábitos e costumes, alterar humor, passar de ateu à religioso, transigir em questões de comportamento humano somente para se eleger. Ética, coerência e sinceridade que antes eram virtudes obrigatórias, agora são ingenuidade de político iniciante.
É Ruy nada mudou por aqui.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS