A biografia de Ruy Barbosa de tão grandiosa transborda à lenda. Nestes tempos bicudos, onde se elegem pessoas a partir de ardis e artimanhas, sem qualquer compromisso com a ética, nos fez voltar a reler a vida de Ruy, cujo melhor livro é o escrito por Luiz Viana Filho, e do qual temos em nossa biblioteca um exemplar autografado.
É dele - Ruy - a famosa frase: " De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Quanta atualidade nessas sábias palavras. Vivemos exatamente num tempo em que a gente tem vergonha de dizer que é honesto. Honesto que antigamente significava honrado, digno ou decente, hoje significa somente otário. Isto mesmo, ingênuo, tolo, simplório, alguém pronto a ser enganado.
Se conhece a honestidade do homem, ou a falta dela, nos pequenos gestos. Hoje, todo mundo acha normal abrir um pacote de bolachas no supermercado e sair mastigando, nem de longe imaginar que se trata de um furto. Pessoas de boa posição social, acham normal subtrair talhares dos aviões; toalhas dos hotéis; cinzeiros de restaurantes.
Políticos acham normal modificar seus hábitos e costumes, alterar humor, passar de ateu à religioso, transigir em questões de comportamento humano somente para se eleger. Ética, coerência e sinceridade que antes eram virtudes obrigatórias, agora são ingenuidade de político iniciante.
É Ruy nada mudou por aqui.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
novembro
(36)
- PAC
- NADA MUDOU
- O SUICIDIO DO ESCORPIÃO.
- BARCELONA
- OLA GAÚCHA NO MARACA
- COLORADO TRICOLOR: MARAVILHA!
- FIM DE FESTA
- GEMEOS
- O EMPOBRECIMENTO DA CIDADE DE PORTO ALEGRE
- JUROS ALTOS? MAL SINAL.
- CAMISOLA LUSA
- REMEMBER II
- REMEMBER
- ELES SÃO UNS OTÁRIOS
- DEMOCRACIA PLENA?
- TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
- O PENSAMENTO FALA
- CANCIÓN DE LAS SIMPLES COSAS
- CARAS E COROAS
- SOMETHING: ADMIRAR O BELO NÃO É PECADO
- PLÁGIO INCONSCIENTE
- O PAPEL DA IMPRENSA
- POR QUE SÓ AGORA?
- RÉS DO CHÃO
- DESILUSÃO
- SONHOS: AMAR É...
- PAUL: QUEM SABE FOI PREGUIÇA MESMO?
- PROVIDENCIAS IMEDIATAS
- REPETIR BOAS IDÉIAS NÃO É PLÁGIO
- 58 ANOS, com corpinho de 57 e 1/2
- AUMENTO DE CARGA TRIBUTÁRIA
- O PRIMEIRO CARRO A GENTE NUNCA ESQUECE
- MUITO ALÉM DOS TÚMULOS VAZIOS
- RUY ATUAL
- BLOGUEIROS CHAPA BRANCA
- ELEIÇÕES
-
▼
novembro
(36)
Nenhum comentário:
Postar um comentário